29 de jul. de 2014

Futuros Engenheiros Recebem Certificação em Lógica Formal Dedutiva.

  
Integrado ao Programa de Extensão que desenvolvo há vários anos no campo da Lógica Formal Dedutiva dirigido ao Ensino Superior, principalmente, aos Cursos de Graduação das Ciências Exatas, finalizei, no último dia 28/07/2014, o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL.

Ministrei o curso em referência para Acadêmicos de Cursos de Engenharia, em sua maioria meus atuais Alunos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 (Cálculo Vetorial e Cálculo em Variáveis Complexas) regularmente matriculados em Cursos de Engenharia do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O correspondente curso teve início em 12 de maio de 2014.

No Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL objetivei apresentar aos participantes o Cálculo Proposicional e a Álgebra da Lógica instituídos em Lógica Matemática Dedutiva de Primeira Ordem necessários para o desenvolvimento de Métodos e Técnicas para a Avaliação Formal da Validade e da Consistência de Raciocínios Dedutivos estruturados como Argumentos (em geral) ou Inferências (em particular).

Para atingir o objetivo pretendido considerei Procedimentos Técnicos de Decisão Semânticos e Sintáticos desenvolvidos em Análise Inferencial, Teoria da Demonstração Sentencial e Teoria da Argumentação Lógica relacionados com estudos e pesquisas que venho desenvolvendo.

Centrado nos fundamentos da Análise Inferencial e Teoria da Argumentação (clássicos), desenvolvidos em Lógica Formal (Dedutiva), o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL foi direcionado para suprir, também, deficiências evidenciadas quanto à Avaliação da Validade de Argumentos Dedutivos por parte dos Alunos, bem como, para ajudar os mesmos Alunos a corrigir Raciocínios Falaciosos frequentemente gerados e não percebidos; formação esta que, acrescente-se, não faz parte das Diretrizes Curriculares da maioria dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em vigência no país.

     

Há de se salientar, ainda, que os Conteúdos Programáticos tratados no Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL foram pensados como meio de auxiliar, fortemente, os Egressos dos Cursos de Engenharia do Sistema UTFPR em concursos externos abertos para ingresso tanto no Mundo do Trabalho quanto para participação em Cursos de Pós-Graduação.

Dentre os tópicos abordados ao longo do Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL priorizei os seguintes Conteúdos Programáticos; quais sejam: Linguagem Proposicional; Proposições Simples e Fórmulas Proposicionais; Estruturação do Cálculo Lógico Proposicional; Valor Lógico, Validade Lógica e Consistência Lógica; Diagramas e Tabelas Lógicas; Contingências; Tautologias ou Fórmulas Tautológicas; Contradições ou Fórmulas Contraválidas; Operações Lógicas no Cálculo Proposicional; Relação de Equivalência Lógica; Relação de Implicação Lógica; Álgebra Proposicional; Dedução Lógica; Argumentos Dedutivos e Inferências; Falácias e Sofismas; Teoria da Argumentação Lógica; Análise Inferencial; Critérios de Avaliação de Argumentos Dedutivos; bem como, Axiomatização em Lógica Matemática de Primeira Ordem.

É importante observar, ainda, que, seguindo minhas prerrogativas enquanto Professor, o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL foi ofertado gratuitamente para os participantes, não cobrei honorários extras do Sistema UTFPR e, nem tão pouco, houve qualquer tipo de contribuição financeira concedida por parte de algum órgão de fomento.

A Lógica fornece àqueles que a manipulam força e poder para o “bem pensar”. Parabéns para aqueles que conseguiram a correspondente Certificação no curso CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL. Que a força da LÓGICA mantenha o poder esperado para o bem raciocinar e comandar.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/07/2014