31 de jul. de 2014

Certificação de Acadêmicos de Engenharia em Lógica Formal Amplia Possibilidades.

   
Na atualidade a Lógica Formal, dada suas potencialidades e possibilidades, passa a ser exigida com maior intensidade nos distintos campos do conhecimento e vem demandado a necessidade de sua apropriação e domínio por um número crescente de profissionais, principalmente, por aqueles que atuam nas Engenharias (em particular) e no mundo das Ciências Exatas (em geral).

Diante deste quadro tenho sido solicitado a ofertar mais cursos que envolvam a formação técnica no campo da Lógica Analítica (Formal) e alinhados com o Programa de Extensão em Lógica Formal que coordeno e executo já há alguns anos. Como mais um exemplo do trabalho em referência ministrei o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA.

Desenvolvido em paralelo com o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL, o qual finalizei recentemente, o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA (que iniciei em 14 de maio de 2014) foi concluído no último dia 30 de julho de 2014 e foi dirigido, também, para Alunos de Cursos de Engenharia.

O Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA surgiu em decorrência da necessidade (e da possibilidade existente) de se ofertar uma segunda turma de participantes a partir de “lista de espera” de interessados gerada em função do número de inscritos exceder o número máximo de vagas disponíveis para a realização do Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL anteriormente ofertado.

Quando da abertura do Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL foram registradas 72 (setenta e duas) inscrições para um total de apenas 35 (trinta e cinco) vagas possíveis. Consequentemente, as mesmas prerrogativas que motivaram a proposição do Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO SENTENCIAL DEDUTIVO EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL foram levadas em consideração para a proposição e desenvolvimento do segundo curso referenciado. Contudo, acrescente-se, que este segundo curso que ministrei para Alunos de Cursos de Engenharia (a maioria meus Alunos das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 de cursos ofertados no Campus Curitiba da UTFPR) difere do anterior pelo fato de ter apresentado, também, considerações técnicas abordando questões relacionadas à Lógica Reversa ou à Recursão Lógica.

Assim sendo, no Curso de Extensão Universitária intitulado CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA objetivei apresentar aos participantes, de forma sistematizada, o Cálculo Proposicional (ou Cálculo dos Enunciados) e a Álgebra da Lógica instituídos em Lógica Matemática Dedutiva de Primeira Ordem necessários para o desenvolvimento de Métodos e Técnicas que permitam a Avaliação Formal da Validade e da Consistência de Raciocínios Dedutivos estruturados como Argumentos (em geral) ou Inferências (em particular). Tratei, também, de forma analítica, de Procedimentos Técnicos de Decisão Semânticos e Sintáticos desenvolvidos em Análise Lógica Inferencial e Teoria da Argumentação Lógica necessários para a Demonstração Formal e Dedutiva.

Centrado nos fundamentos da Análise Inferencial e Teoria da Argumentação, desenvolvidos em Lógica Formal (Dedutiva), o Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA foi direcionado para suprir, conforme tenho enfatizado, deficiências evidenciadas quanto à Avaliação da Validade de Argumentos Dedutivos por parte dos Alunos, bem como, para ajudar os mesmos Alunos a corrigir Raciocínios Falaciosos frequentemente gerados e não percebidos; formação esta que, saliente-se uma vez mais, não faz parte das Diretrizes Curriculares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da maioria das Instituições de Ensino Superior do país.

Por julgar, de outro lado, imprescindível dotar os Acadêmicos de formação complementar no Campo da Lógica Formal e da Filosofia da Ciência para auxiliá-los a melhor enfrentar as diversas dificuldades da Academia (Universidade), o curso em referência foi pensado, também, para auxiliar os participantes na condução de seus estudos quando relacionados com “entidades” bivalentes e dicotômicas orientadas pelos princípios lógicos da Identidade, da Não-Contradição e do Terceiro Excluído necessários para o adequado Raciocínio Lógico e Consistente.

Por outro lado, cumpre salientar que ministro cursos semelhantes aos do Curso em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA pensando, ainda, em contribuir para um posicionamento lógico mais adequado dos Egressos dos Cursos de Engenharia quando estes venham a prestar, futuramente, concursos externos abertos para ingresso tanto no Mundo do Trabalho quanto para participação em Cursos de Pós-Graduação.




De forma específica, no Curso de Extensão Universitária em CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA, apresentei considerações sobre os seguintes conteúdos; quais sejam: Linguagem Proposicional; Proposições Simples e Fórmulas Proposicionais. Cálculo Lógico Proposicional; Valor e Validade Lógica; Tabelas de Valor Lógico; Fórmulas Contingentes, Tautológicas e Contraválidas; Operações Lógicas no Cálculo Proposicional; Relação de Equivalência Lógica; Relação de Implicação Lógica; Álgebra Proposicional; Princípio da Dedução Lógica; Argumentos Dedutivos e Inferências; Falácias e Sofismas; Teoria da Argumentação Lógica; Análise Inferencial; Critérios de Avaliação de Argumentos Dedutivos; Axiomatização em Lógica Matemática de Primeira Ordem; Lógica Reversa, e Recursão Lógica.

Cumpre salientar, também, a propósito do curso em consideração que, seguindo minhas prerrogativas enquanto Professor, o mesmo foi ofertado gratuitamente para os participantes, não cobrei honorários extras do Sistema UTFPR para o correspondente desenvolvimento; não tendo sido favorecido com qualquer tipo de contribuição financeira concedida por parte de algum órgão de fomento. O curso foi desenvolvido seguindo o entendimento particular que tenho sobre a promoção de Extensão Universitária desenvolvida em Instituições Públicas de Ensino.

Parabéns àqueles que conseguiram mais esta Certificação no difícil, mas fundamental, campo da Lógica Formal. Que a força da LÓGICA continue sempre gerando poder para o bem raciocinar e comandar.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/07/2014