5 de jan. de 2014

Ciência e Tecnologia Comprometidas com a Dignificação Humana.


A Lógica Formal (densa, rigorosa, “pesada”, analítica e em nada relativa, mas apenas necessária e determinante) sempre me motivou o correspondente Estudo e, principalmente, a Docência. O conjunto das “alfa” premissas (necessariamente) determina “beta” conclusão, sendo pelo fundamento de semelhante complexidade que continuamos mantendo a adesão irrestrita ao correspondente campo de conhecimentos.

Tomando, então, a importância da LÓGICA, volto a considerar, neste início de 2014, as observações sobre as homenagens que recebi enquanto Professor relembrando, preliminarmente, o particular aforismo de Eugen Berthold Friedrich Brecht (1898 - 1956) que proclama: “Há homens que lutam um dia e são bons. Há homens que lutam um ano e são melhores. Há homens que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, há homens que lutam a vida inteira e esses são imprescindíveis.”.

Com as palavras referenciadas no parágrafo precedente, em 1999, há 15 (quinze) anos atrás, fui presenteado com as mesmas quando recebia, com elevada satisfação, as homenagens como Paraninfo da Turma de Formandos de 1998 do Curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Consequentemente, mais “bodas” a comemorar, pois, agora, simultaneamente, são “bodas de cristal” pelos quinze anos da homenagem recebida como Paraninfo daquela Turma e são “bodas de porcelana” para marcar os vinte anos desde as primeiras aulas das incríveis (imprescindíveis, rigorosas, categóricas) disciplinas de Lógica Matemática 1 e 2 as quais ministrei para os então Jovens Acadêmicos e hoje Afilhados Bacharéis em Ciência da Computação Anderson Rocha, Anelise Rovaris, Carlos Alexandre B. de Oliveira, Cláudio Ricardo Vieira Carvilhe, Daliani Roso, Glauco Luiz Fadel, Helio Chissini de Castro, Joel Larica Neto, Jonatas de Mello, Juliano Bortolozzi, Karen Dini Fuchs, Keli Priscila Schartner, Kristian Capeline, Laodi Segalin, Luciano Antonio David Santos, Marcela Adriani Carli, Marlon de Oliveira Vaz, Maurício Andrade Albuquerque, Mauro Sans Júnior, Rafael Correa Liberato, Ricardo Cividanes da Silva, Vanessa Arhanitsch, Vanessa Kawassaki e Vinicius Prodocimo.

Que o juramento prestado na Colação de Grau esteja sendo posto em prática seguidamente. Que possamos, conforme nosso comprometimento, sempre empenhar nossos esforços profissionais em prol do progresso da Ciência e da Tecnologia sem jamais esquecer de nosso compromisso com a Dignificação Humana.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/01/2014