15 de nov. de 2013

Salve a República. Salve o Estado Republicano Brasileiro.


Influenciados pelo Positivismo os Professores Militares e os “Bacharéis Fardados” da Escola Militar da Praia Vermelha, conhecida como o “Baluarte do Positivismo” no Brasil, a qual foi responsável pela formação de Engenheiros Militares de 1874 a 1904, iniciam a disseminação dos fundamentos do Positivismo em nossa Nação. Nascia, então, entre os Militares, a defesa de uma República Brasileira na qual um Presidente e Deputados seriam eleitos e, com plenos poderes, exerceriam suas funções em nome do Povo.

Propondo “à existência humana valores completamente humanos” o Positivismo (seguido na época, a partir da segunda metade do século XIX) incorpora a teologia e a metafísica em uma filosofia da história embora as afastasse categoricamente. Poder-se-ia afirmar que, no sentido considerado, o Positivismo (vivenciado no período) seguia as ideias de Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 - 1857) associando uma interpretação das Ciências e uma classificação do Conhecimento ao entendimento de uma Ética Humana. Tais ideias não somente influenciariam o Movimento Republicano como, também, o Movimento Abolicionista.

O estímulo à Ciência e à Técnica objetivando o Desenvolvimento do país, a consolidação da Economia do Brasil e a intenção de tirar o Povo da miséria e da ignorância passavam a ser os principais objetivos da ala positivista do Exército Brasileiro lá em 1889. O lema do Exército Brasileiro naquela época, orientado pela Política Positivista, era o mesmo da divisa positivista: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”, o qual até hoje estampamos (simplificadamente) em nossa Bandeira Nacional com o dístico: “Ordem e Progresso”.

Insatisfeitos com a ordem monárquica que dominava o Brasil, com as péssimas condições de vida da população e apoiados pelos civis de distintas tendências desgostosos com a Monarquia, os militares empreendem golpe final contra Dom Pedro II quando o Marechal Deodoro da Fonseca (1827 - 1892), em 15 de novembro de 1889, proclamou a República do Brasil, pondo fim ao regime monárquico em nossas terras.

Mais uma vez, então, com satisfação saúdo o dia 15 de novembro, o Dia da Proclamação da República Brasileira.

Salve a República. Salve a República do Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/11/2013