27 de jun. de 2013

Lógica para o Bem Pensar ou para Inferir Corretamente.


Dando continuidade ao Projeto de Extensão que desenvolvo no meio acadêmico, dias atrás iniciei o quarto Curso de Extensão Universitária na área de Lógica Dedutiva Inferencial para alunos dos Cursos de Graduação da UTFPR que são meus Alunos regulares em Cursos de Bacharelado e de Licenciatura daquela Instituição de Ensino.

O curso em referência, intitulado LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA, com duração de 20 horas, objetiva apresentar, em um primeiro momento, a Álgebra da Lógica (Operações e Relações do Cálculo Lógico de Primeira Ordem) necessária para a implementação e desenvolvimento de Métodos e Técnicas Formais da Teoria da Argumentação Dedutiva e da Análise Inferencial para a Avaliação de Raciocínios Dedutivos, distinguindo os Argumentos Válidos das Falácias. Em uma segunda parte, entretanto, é objetivada a apresentação de Procedimentos Estruturados para a Correção de Argumentos Inconsistentes e de Falácias ou Sofismas.

Cumprindo minha prerrogativa social quanto à Extensão, oferto o curso em referência gratuitamente para os participantes e não cobro proventos extras da Instituição, não havendo, também, quaisquer subsídios por parte de Órgãos de Fomento.

Com o propósito de certificar os Alunos nas áreas da Lógica e da Filosofia Analítica, os Cursos de Extensão, tais como o de LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL DEDUTIVA, que tenho ministrado e que fazem parte do Projeto de Extensão em desenvolvimento, são pensados no sentido de auxiliar os participantes na condução de seus estudos quando relacionados com “entidades” bivalentes e dicotômicas orientadas pelos princípios lógicos da Identidade, da Não-Contradição e do Terceiro Excluído. Tenho a grata satisfação de saber que, segundo retorno daqueles que tiveram a oportunidade de realizar os cursos referenciados, semelhante propósito tem sido atingindo seguidamente.

Ainda em 2013 deverei ministrar outros três Cursos de Extensão Universitária na área da Lógica e da Filosofia da Ciência os quais oportunamente serão divulgados.

Carlos magno Corrêa Dias
27/06/2013