10 de abr. de 2013

Engendrar Sempre é a Solução.


Durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), mais precisamente no dia 10 de abril de 1866, à frente da Primeira Unidade de Engenharia do Exército Brasileiro (o Primeiro Batalhão de Engenheiros - hoje, Batalhão da Escola de Engenharia), quando a Ilha de Redenção foi conquistada, no Rio de Janeiro, falecia o ilustre Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita (1820-1866), valoroso comandante e inspirador da Engenharia na Arma Azul-Turquesa

Naquele dia, no chamado Passo da Pátria, via-se o melhor local para a transposição do caudaloso rio Paraná. Mas no meio do caminho o grande banco de areia coberto por vegetação, a ilha de Redenção, onde já se travavam intensos combates , teria que ser vencido antes. Cabrita e seus quase mil homens desembarcam, na madrugada de seis de abril de 1866, naquela ilha, com alguma artilharia, unindo-se ao Sétimo Batalhão de Voluntários da Pátria e ao Décimo Quarto Provisório de Infantaria. Quatro dias depois, cerca de dez mil soldados inimigos contra-atacaram o Exército Brasileiro. Combate árduo e intenso se verificou. Contudo, as forças brasileiras apoiadas pela Engenharia sobrepujaram os atacantes e foram vitoriosas. Enquanto os clarins ecoavam a nossa vitória a vida de Villagran Cabrita era retirada pela artilharia inimiga.

Morria o herói nacional, mas ficava para as futuras gerações de Engenheiros o exemplo do Patrono da Engenharia Brasileira. Que a missão da ENGENHARIA, proclamada e aplicada brilhantemente por João Carlos de Villagran Cabrita, de ENGENDRAR as soluções dos problemas do mundo real, seja cada vez mais disseminada e amplamente implementada para o desenvolvimento de nossa Nação e para a melhoria de vida dos Brasileiros.

Salve, o DIA DA ENGENHARIA.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/04/2013