21 de dez. de 2012

Arte Cosmopolita Divulgando Abertura Política Cultural Alemã.


Em 7 de dezembro de 2012, na Casa Andrade Muricy, tive a oportunidade de participar da abertura da mostra “Espaço Arte Alemanha” a qual foi organizada em parceria com o Institut für Auslandsbeziehungen (Instituto de Relações com o Exterior da Alemanha).

A exposição, sem igual pela forma e, principalmente, pela sua história, envolve obras de diversos artistas, de distintos países, que se relacionaram com a abertura da Política Cultural da Federação Alemã. “Espaço Arte Alemanha” além de envolver a pluralidade entre culturas muito diferentes é a primeira mostra transnacional realizada no âmbito da Política Cultural Exterior da Alemanha.


A partir de 1990, alguns artistas de outras nações migraram para a Alemanha e integraram com seus trabalhos artísticos a arte germânica, passando a fazer parte do discurso cultural daquela nação. Estes mesmos artistas disseminam suas ideias no meio acadêmico do país quando passam a desenvolver atividades em diferentes Universidades da Alemanha. O correspondente movimento cultural tornou as Universidades locais centros de Estudo da Arte para os quais convergiram, naturalmente, jovens artistas tanto do país quanto de diversas outras partes do mundo.


“Espaço Arte Alemanha” é uma mostra fora dos padrões convencionais e propõe investigar, de forma alternativa, significados, percepções e influências presentes na atualidade de maneira inolvidável e provocadora.


Carlos magno Corrêa Dias

Curitiba-Pr, 21/12/2012