15 de nov. de 2012

“ORDEM POR BASE E O PROGRESSO POR FIM”.


Com o óleo sobre tela do Professor Benedito Calixto de Jesus (1853-1927), pintado em 1893, intitulado Proclamação da República, de dimensões 123,5 cm x 200 cm, saúdo o 15 de novembro, o Dia da Proclamação da República Brasileira.

Influenciados pelo Positivismo os professores da Escola Militar da Praia Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro, iniciam no Brasil o ensino dos fundamentos dessa doutrina aos militares que defendiam uma ditadura republicana na qual um presidente e deputados seriam eleitos e, com plenos poderes, exerceriam suas funções em nome do povo.

O estímulo à Ciência e à Técnica objetivando o Desenvolvimento do país, a consolidação da Economia do Brasil e a intenção de tirar o Povo da miséria e da ignorância eram os principais objetivos da ala positivista do Exército que tinha por lema: “ordem por base e o progresso por fim”.

Insatisfeitos com a ordem monárquica que dominava o Brasil e apoiados pelos civis de distintas tendências os militares empreendem golpe final contra Dom Pedro II quando o marechal Deodoro da Fonseca, na madrugada de 15 de novembro de 1889, proclamou a República do Brasil, pondo fim à Monarquia. Coube aos Militares Brasileiros a consolidação do Regime Republicano.

Salve a República. Salve o Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-Pr, 15/11/2012