Em 6 de dezembro de 2010, há mais de quinze anos, desenvolvia, no Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná), o primeiro Seminário de Lógica Matemática Sentencial (Selogmas 2010), com o tema “Completude dos Fundamentos Necessários e Suficientes da Matemática”.
DIAS, C. M. C. - 2025
O I Selogmas, na história do “pensamento lógico”, no contexto das Academias no Brasil, é um marco fundamental. O Selogmas foi um seminário pioneiro no campo da Lógica Matemática o qual delineou o caminho que levaria à fundação da Engenharia Lógica e à consolidação de uma nova fronteira de conhecimento voltada à cognição e à consciência cibernética.
Como proponente, organizador e coordenador da primeira edição do Selogmas posso afirmar que o evento estabeleceu o rigor sintático e semântico necessário para qualquer construção formal posterior que conduziram, inclusive, à Engenharia Lógica.
No ano seguinte, o Selogmas 2011 operou uma transição crucial. Sob o tema "Inovação Tecnológica Centrada na Lógica Clássica", o seminário deixou de ser um fórum estritamente teórico para investigar como as estruturas sentenciais poderiam ser a base para o desenvolvimento de sistemas complexos e inovação industrial.
Paralelamente ao estudo sentencial desenvolvido no Selogmas, tratou-se dos predicados no Secafunp (Seminário de Cálculo das Funções Predicativas em Lógica Matemática). Enquanto o Selogmas tratava das proposições, o Secafunp expandia o horizonte para o Cálculo de Predicados: o Secafunp 2010 investigou as "Instâncias Sentenciais e Funções Quantificadas" enquanto o Secafunp 2011consolidou a relação entre a "Lógica Formal e a Filosofia Analítica como Fator de Inovação".
O conhecimento gerado nos eventos mencionados permitiu que a Lógica alcançasse seu estado de "ato" ou realização plena. Em 23 de junho de 2013, realizei a proposição e coordenei a primeira edição do Coentelog (Colóquio Entelechia Logicae).
O termo “Entelechia”, derivado do aristotelismo, foi escolhido para unir o Selogmas e o Secafunp para tratar o pleno desenvolvimento da Lógica Matemática em sua forma mais completa. O Coentelog oficializa apenas uma discussão filosófica, mas o evento lança oficialmente a Engenharia Lógica. Interligado ao Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição), o colóquio passou a abordar a aplicação prática da Lógica Matemática em contextos de cognição computacional e sistemas inteligentes.
A evolução do Selogmas não foi uma descontinuação, mas uma derivação qualitativa. O que começou como um estudo dos fundamentos matemáticos na UTFPR transformou-se em uma disciplina aplicada — a Engenharia Lógica — voltada à resolução de problemas complexos e à modelagem de sistemas de consciência cibernética e de tecnologias na indústria dado ser o Cálculo Lógico o motor da inovação tecnológica e da compreensão da cognição humana e artificial.
Carlos Magno Corrêa Dias
15/12/2025
