10 de nov. de 2025
Sem as Engenharias não há Sustentabilidade.
Nas últimas décadas, a sustentabilidade tornou-se um eixo central das políticas globais, impulsionada por iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O alcance dos Objetivos de Sustentabilidade formou uma crescente mobilização internacional para enfrentar os grandes desafios da humanidade.
Os 8 (oito) ODM, vigentes de 2000 a 2015, marcaram avanços significativos na luta contra a pobreza e a desigualdade, com foco em países em desenvolvimento. Entre os resultados, destacam-se a redução pela metade da população mundial em extrema pobreza, além de melhorias na saúde infantil e na igualdade de gênero na educação. Semelhante progresso foi viabilizado pela articulação entre Universidades, Indústrias e Governos que formam a chamada Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação a qual teve nas Engenharias papel estratégico como catalisadoras inovadoras e práticas.
A partir de 2015, com vigência até 2030, os 17 (dezessete) ODS ampliaram a agenda dos ODM, tornando-a universal e bem mais ambiciosa. Os ODS abordam, no geral, as dimensões social, econômica e ambiental da sustentabilidade e exigem uma mobilização ainda mais intensa da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação e das Engenharias.
A atuação das Engenharias no alcance dos Objetivos de Sustentabilidade é transversal e decisiva em áreas como infraestrutura sustentável, energia limpa, água e saneamento, economia circular e saúde pública e viabilizam políticas públicas e tecnologias que promovem o bem-estar coletivo e a preservação ambiental, sendo agentes centrais da transformação necessária para um futuro sustentável.
Apesar dos avanços, em 2025 os resultados estão aquém do esperado. Crises como a pandemia de COVID-19, conflitos geopolíticos e emergências climáticas comprometeram o ritmo de progresso. Persistem obstáculos estruturais, como a escassez de investimentos, a falta de sinergia entre os setores da Tríplice Hélice e a distribuição desigual das soluções.
No artigo intitulado “As Engenharias promovem sustentabilidade” trato da evolução da Agenda Global de Desenvolvimento da Sustentabilidade da ONU evidenciando que as Engenharias sempre estiveram no centro da correspondente jornada tanto para alcançar os ODM quanto para atingir os ODS.
O artigo encontra-se disponível nas páginas da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) e do Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), respectivamente, nos endereços: https://www.fne.org.br/index.php/artigos/7496-artigo-as-engenharias-promovem-sustentabilidade e https://www.seesp.org.br/site/comunicacao/noticias/item/23598-as-engenharias-promovem-sustentabilidade.