4 de nov. de 2025

Galeria dos Heróis Imortais recebe “Pracinha de Deus e da Pátria”.


É com enorme pesar, com imensa tristeza, que recebi a notícia do falecimento, no dia 02/11/2025, aos 102 anos de idade, em Petrolina (PE), do herói da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Guerra Mundial, reconhecido como símbolo de “coragem e de amor ao Brasil”, do Pracinha Cobra Fumante FEBiano, do Imortal Elias Cordeiro Lima.

DIAS, C. M. C. - 2025

Símbolo de patriotismo e de coragem, o 2º Tenente de Engenharia Elias Cordeiro Lima, natural de Parnamirim (PE), localizada no Sertão Central, participou de missões essenciais de construção, transporte e apoio logístico, atuando em condições adversas nos temíveis, sangrentos e mortíferos campos de batalha da Itália.

“Um homem simples, de alma grandiosa, que junto aos seus companheiros de farda defendeu a liberdade e a dignidade humana sem medir esforços”, assim ficou reconhecido o notável Pracinha Elias Cordeiro Lima.

A ação do Corpo de Engenharia da FEB do qual fez parte o Cobra Fumante Elias Cordeiro Lima exigiu um esforço contínuo e exaustivo para permitir o avanço das tropas da Infantaria. Elias Cordeiro Lima trabalhou arduamente para a construção e/ou reparo de estradas e pontes, na remoção de obstáculos, dando apoio tático de combate, retirando as minas antitanque e antipessoal e armadilhas (“booby-traps”) plantadas cruelmente pelo exército alemão.

"A Engenharia da FEB não descansa”, assim falavam. O trabalho dos Engenheiros, como o do 2º Tenente Elias Cordeiro Lima, foi indispensável para o sucesso das operações da FEB e para se ganhar aquela monstruosa guerra.

Dizem que a “aridez do Sertão Central” molda os homens como o Pracinha Elias Cordeiro Lima que cresceu em um ambiente de simplicidade, trabalho e fé, mas cuja trajetória é exemplo de perseverança e dignidade que lhe permitiu enfrentar toda e qualquer dificuldade.

O FEBiano Elias Cordeiro Lima ficou conhecido pela sua honestidade e solidariedade sendo um homem exemplar cuja humildade e disposição em ajudar os outros o tornaram símbolo de resiliência e exemplo moral.

O herói imortal Elias Cordeiro Lima, lembrado como “o Pracinha de Deus e da Pátria” mesmo depois da guerra foi “homem de caráter e fé que, mesmo longe das trincheiras, continuou servindo ao Brasil por meio de sua conduta exemplar”.

O Exército do Brasil destacou a bravura, o sacrifício e amor à Pátria que Elias Cordeiro Lima sempre demonstrou. “Sua memória e legado de heroísmo e patriotismo viverão eternamente em nossos corações”. “Homens como Elias Cordeiro Lima representam o elo entre o passado glorioso e o presente profissional da Força Terrestre, lembrando às novas gerações o verdadeiro significado de servir com honra e coragem”.

A Galeria dos Imortais recebe mais um ilustre representante. Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal 2º Tenente de Engenharia Elias Cordeiro Lima!

Carlos Magno Corrêa Dias
04/11/2025