Há mais de quinze anos atrás fui o proponente, organizador, coordenador e ministrante do Primeiro “Seminário de Cálculo Diferencial e Integral em Engenharia” (I Scadieng), realizado no Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR), em 29/11/2010, com o tema “Modelagem Diferencial e Integral nas Engenharias”.
No evento apresentei, também, a conferência de mesmo título do tema do I Scadieng na qual tratei a “Modelagem Matemática” nas Engenharias centrada na Diferenciação e Integração como ponte que transforma problemas complexos do mundo físico (como, por exemplo, o dimensionamento de estruturas, a análise de circuitos elétricos, ou o estudo do escoamento de fluidos) em “Equações Matemáticas” (“Modelos”) cujas soluções são determinadas pela Matemática.
DIAS, C. M. C. - 2025
O I Scadieng constituiu iniciativa particular para se refletir sobre a visão da necessidade de conectar o rigor teórico do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) com a prática profissional em Engenharia dado que, tradicionalmente, o CDI é visto como uma disciplina de "filtro", muitas vezes desassociada das aplicações reais.
O evento mais que uma atividade de extensão universitária e tecnológica (padrão) foi crucial para mostrar as relações existentes entre os problemas do mundo real e as soluções já existentes estabelecidas pelos modelos matemáticos centrados no CDI que expandem as possibilidades de aplicação das Engenharias.
O evento, em si mesmo, foi marco significativo e se destacou por “mostrar aos interessados como traduzir problemas de Engenharia (físicos) em uma linguagem matemática (Equações Diferenciais, ou Equações Integrais, ou Equações Integro-Diferenciais), e, inversamente, como interpretar a solução matemática de volta ao contexto das Engenharias”.
Sempre defendo que a correspondente abordagem prática (foco principal do Scadieng que propus e desenvolvi) é vital para a formação dos Engenheiros que necessitam ir além (muito além) da mera resolução algorítmica de exercícios acadêmicos.
Quem foi meu Aluno na Graduação nas disciplinas de CDI bem o sabe o quanto valorizo o Ensino-Aprendizagem do Cálculo nas Engenharias para a geração de novas e inovadoras soluções para o bem das pessoas e para o progresso e desenvolvimento da Nação. Oficializei no I Scandieng semelhante posição na Universidade.
Segundo a história conta “ao focar na “Modelagem Diferencial e Integral” o I Scadieng cumpriu o papel de integrar o conhecimento matemático à realidade da Engenharia, fortalecendo a base teórica dos participantes e, simultaneamente, demonstrando a aplicabilidade imediata de conceitos como Derivadas e Integrais em suas futuras ou atuais atividades profissionais. O I Scadieng foi um movimento que buscou redefinir a percepção e o uso do CDI nas diversas áreas da Engenharia, estabelecendo um importante precedente para futuros eventos e para a evolução curricular”.
Carlos Magno Corrêa Dias
30/11/2025
