19 de set. de 2025

Membro do “Esquadrão Adelphi” ilumina a Galeria dos Imortais.


Disse certa vez o Soldado de Primeira Classe, Segundo Tenente Heitor Tider (1921-2023): “O segredo para tudo na vida é muito simples: garra e determinação. Se quer fazer qualquer coisa, não pode no primeiro obstáculo recuar, tem que seguir em frente com garra e determinação”.

Ao mesmo tempo dá-se um “ADELPHI” e um seja bem-vindo à Galeria dos Imortais Heróis da Segunda Guerra Mundial ao veterano do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) da Força Aérea Brasileira (FAB) Heitor Tider, nascido em 28/08/1921 em Porto Alegre (RS) e que faleceu em 17/09/2023 aos seus 102 anos de idade.

DIAS, Carlos Magno Corrêa - 2025

A Unidade de Caça 1º GAvCa da FAB, conhecido como “Esquadrão Jambock” (“Esquadrão Adelphi”) e pelo seu grito de guerra “SENTA A PUA!”, constituiu “o primeiro Grupo de Aviação de Caça da FAB sendo seus componentes daquela época considerados exemplos de coragem e determinação que contribuíram para a excelência da aviação da FAB”.

“Heitor Tider queria ser piloto, mas, não possuindo o Ensino Secundário completo, não estava apto a inscrever-se no concurso de admissão da Escola de Aeronáutica. A oportunidade de ingressar nas fileiras da FAB surgiu com a Segunda Guerra Mundial, quando, atendendo um anúncio de convocação, alistou-se na FAB aos 21 anos, em Porto Alegre. Com seus conhecimentos prévios de mecânica, aprendidos numa oficina de automóveis em Porto Alegre, começou a trabalhar como auxiliar mecânico nos aviões de treinamento primário”.

Ao regressar ao Brasil, depois da guerra no posto de Cabo, Heitor Tider pediu baixa da FAB e em 1946 fez treinamento de Piloto em planadores e começou a atuar como Copiloto Mecânico em voos comerciais. Após a realização de Curso de Aviador Civil recebeu a sua licença de Mecânico do antigo DAC (Departamento Aviação Civil) aprovada em 29/05/1947.

Realizou então cursos de Piloto Primário e Comercial na Varig Aero Esporte (VAE) e Escola Varig de Aeronáutica (EVAER), obtendo sua carta de Piloto Mercante em dezembro de 1949. O Piloto Heitor Tider iniciou sua carreira de Piloto Comercial em 1951 como Comandante de avião McDonnel Douglas DC-3 na VARIG em Porto Alegre (RS). Construindo uma longa carreira de muito sucesso chegar a Comandante de avião McDonnel Douglas DC-10; aposentando-se na mesma VARIG em 1977 com 25.000 horas de voo.

Homem prático e profissional brilhante Heitor Tider tem suas memórias de guerra contadas no livro “80 anos do V COMAR” que foi produzida pelo Comando Aéreo Sul (V COMAR) sediado em Canoas (RS).

Heitor Tider recebeu as Condecorações: Medalha da Campanha da Itália; Medalha Mérito Operacional Nero Moura; Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes; Medalha Heróis Alados do Brasil; bem como a “Presidential Unit Citation” (EUA).

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve Heitor Tider que com “garra e determinação” SENTOU A PUA pela liberdade dos homens!

Carlos Magno Corrêa Dias
19/09/2025