Em 2005, o mundo vivia a “Terceira Revolução Industrial” (“Indústria 3.0” ou “Revolução Digital”) e avançava a passos largos (dados muito rapidamente) nos campos da Digitalização, Automação, Robótica e Interconexão Global; desenvolvimentos aqueles fortemente impulsionadas pela Internet.
Em 2005, surfava-se, também, na “Quinta Onda de Inovação” a qual era impulsionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) iniciadas com os microprocessadores anos antes e que se popularizava com a difusão da Internet, bem como da Telefonia Móvel e dos Computadores.
Com a “Indústria 3.0” e a “Quinta onda de Inovação” o mundo das Tecnologias era um mundo em efervescência e de contínuas descobertas que se transformava com desenvolvimentos cada vez mais surpreendentes. Aquele mundo, disruptivo, inovador e inolvidável, fazia convites para atuação, também, em outras áreas do saber como no caso das Artes.
Na época, como Professor de Ensino Superior e desenvolvendo Pesquisas nas áreas da Matemática e da Lógica, já me aventurando no campo das Artes, fui incentivado a pintar a obra que intitulei “Franca Alegoria”, um óleo sobre tela, de dimensões 60cm por 40cm (hoje pertencente ao meu acervo particular).
DIAS, C. M. C. - 2005
Foi no mês de julho de 2005 (por volta do dia 5 de julho) que pintei aquele quadro para homenagear o especial Giovanni di Pietro di Bernardone (1182-1226), canonizado São Francisco de Assis; que foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", reconheceu (sem hesitação) a bondade e a maravilha da criação, que se dedicou aos mais pobres dos pobres e que amou todas as criaturas chamando-as de irmãos.
Com seu lema “PAZ e BEM” São Francisco de Assis não apenas possuía uma visão positiva do homem e da natureza como, também, dedicou sua vida terrena para manter a dignidade entre os homens objetivando uma humanidade sempre melhor.
DIAS, C. M. C. - 2025
A data de 5 de julho faz alusão ao dia de nascimento de Giovanni di Pietro di Bernardone no ano de 1181, embora se soubesse que o Dia de São Francisco de Assis, Dia do Patrono dos Animais e do Meio Ambiente (Padroeiro Protetor dos Animais e da Natureza), coincidisse com o Dia dos Animais, o Dia da Natureza e o Dia do Cachorro (Dia dos Cães), sendo celebrado todo ano em 4 de outubro (dia de falecimento de São Francisco de Assis).
São Francisco de Assis, detentor de humildade fora do comum, dedicou sua vida em prol de prestar o BEM para as pessoas; renunciando a todos os seus bens materiais e vivendo para ajudar enfermos e pobres e amando a natureza e os animais de forma jamais vista.