29 de jul. de 2025

Inovando em Matemática Computacional.


O ano de 2025 está repleto de celebrações sobre ações que executei desde 1980 seguindo a divulgação das realizações a cada cinco anos. Não que nos intervalos entre estes anos múltiplos de cinco não tenham ações a comemorar. Mas, a escolha da cronologia quinquenal se deve a um planejamento adotando que se julga ser a forma mais objetiva e menos intensa que tanto evita gerar uma visão limitada quanto possibilita impedir uma talvez repetição desnecessária.

As ações assim apresentadas permitem a reflexão sobre os rumos tomados e contribuem com revisões e atualizações periódicas possibilitando adaptações e mesmo mudanças caso sejam necessárias. Apresentar minhas ações de cinco em cinco anos, desde 1980, a cada ano, se consolida como prática eficaz que possibilita análise do progresso atingido em relação a metas e objetivos traçados.

Assim sendo, venho celebrando atividades de extensão conduzidas, livros ou artigos publicados, premiações e distinções recebidas, obras literárias e artísticas produzidas, cursos e palestras ministrados, eventos propostos e/ou coordenados, enfim, trabalhos realizados nas áreas de minha atuação.

Além das ações já mencionadas fui o proponente, redator ou coordenador de Projetos de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação como é o caso do Projeto do Curso de Graduação em Bacharelado em Matemática Computacional (com opção para Licenciatura em Matemática), o qual elaborei e coordenei em julho de 1995, para desenvolvimento no CCET (Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia) vinculado à Pró Reitoria Acadêmica da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

DIAS, C. M. C. - 2025

O objetivo do Curso de Bacharelado em referência foi a formação do Profissional da Matemática tanto para atuar na interface entre Matemática e as Ciências Aplicadas quanto desenvolver estudos em Matemática Pura.

A correspondente proposta não pretendia ser a de mais um Curso de Informática ou de um Curso de Matemá­tica com ênfase em Informática; mas, sim, tratava-se, efetiva­mente, de um Curso de Bacharelado em Matemática compatível com a evolução tecno­lógica da época, o qual “tomava os pressupostos da Informática como um instrumento poderoso na im­plementação das soluções propostas pelas teorias da Matemática”.

O Curso foi estruturado para “proporcionar ao educando uma formação sólida e completa quanto ao desenvolvimento do conhecimento matemático e o processo de modelagem em Matemática para a resolução de problemas do mundo real”. O curso foi pensado para “capacitar o educando não somente a utilizar produtos oriundos da Matemática como, também, a projetar e executar mecanismos de otimização dos modelos ma­temáticos implementados através de métodos e técnicas da Informática”; tendo-se, ainda, a opção de se cursar um quinto ano de estudos o qual habilitava legalmente o graduado para exercer o Magis­tério de Matemática e Informática no Primeiro e Segundo Graus do Ensino.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/07/2025