O Soldado João da Silva Augustinho, um dos bravos Pracinhas, FEBianos, Cobra Fumantes, Heróis que integrou a FEB (Força Expedicionária Brasileira) e lutou na Segunda Guerra Mundial, nasceu em 8 de setembro de 1922, no município de Gravataí, no Rio Grande do Sul.
Hoje com 102 anos de idade João da Silva Augustinho é memória viva dos flagelos e miséria daquela insana guerra que vitimou milhões de pessoas e causou danos ao mundo todo. De energia e entusiasmo contagiantes João da Silva Augustinho, “sustentado pelas lembranças de uma trajetória dedicada à defesa da liberdade e à luta por um mundo mais justo”, sempre será exemplo de coragem para a vitória dos Aliados.
DIAS, C. M. C. - 2025
Nos gelados campos de batalha da Itália o Pracinha João da Silva Augustinho desempenhou as árduas atividades de manutenção e construção de estradas e pontes, ficando sediado nas cidades de Alessandria (com dois “s”, cidade da região do Piemonte, no norte da Itália) e Nápoles (cidade italiana localizada no sul, na região da Campânia).
Os serviços dos Soldados da FEB na manutenção e construção de estradas e pontos em solo italiano desempenharam papel crucial sendo vitais para o avanço das tropas Aliadas e para o sucesso das operações principalmente devido ao terreno montanhoso e acidentado da Itália, com rios e vales, que exigia constante trabalho. Os Soldados do Brasil foram responsáveis por garantir o fluxo contínuo de suprimentos, equipamentos e tropas naquelas estradas.
É sempre importante salientar que, na maioria das ocasiões, o trabalho foi realizado sob fogo inimigo e relata o FEBiano João da Silva Augustinho que iam trabalhando e acompanhando as tropas nos avanços táticos. O mais difícil, porém, “era trabalhar com os dedos quase congelados, que pareciam estar caindo das mãos”.
O Soldado João da Silva Augustinho e seus colegas de farda “foram fundamentais na engrenagem da guerra”. A capacidade que desenvolveram de construir, reparar e superar obstáculos logísticos foi decisiva para o sucesso das operações brasileiras na Itália e para o avanço dos Aliados em geral.
No dia 26 de junho deste 2025, o ex-Combatente João da Silva Augustinho recebeu homenagens do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, “Batalhão da Serra”, que lhe entregou a “Medalha Tributo à FEB”; condecoração especial concedida àqueles que tenham realizado ações destacadas ou serviços relevantes em prol da preservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial.
Morando em São Leopoldo (RS), no Vale dos Sinos, João da Silva Augustinho é um dos quatro Pracinhas gaúchos sobreviventes e segue compartilhando suas histórias para o privilégio daqueles que têm a oportunidade de ouvi-lo.
Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal João da Silva Augustinho!
Carlos Magno Corrêa Dias
03/07/2025