11 de jul. de 2025

Fórum de Academias de Ciência.


Entre os dias 24 e 25 de junho de 2025, no Rio de Janeiro (RJ), foi realizado o “Fórum de Academias de Ciências do BRICS” o qual reuniu membros da comunidade científica para discutir estratégias para se estabelecer a cooperação científica global, especialmente entre as Nações do Sul do Planeta.

ABC - 2025

Durante o evento foi elaborada declaração conjunta intitulada "Fortalecendo a Cooperação Científica para uma Governança Mais Inclusiva e Sustentável" a qual representa apelo para que a Ciência e as Tecnologias constituam conhecimento voltado ao desenvolvimento sustentável e à equidade global.

Todo ano o “Fórum de Academias de Ciências dos BRICS” objetiva a promoção da cooperação entre países emergentes em áreas estratégicas como Ciência, Tecnologias, Inovação, Economia e Sustentabilidade.

Todavia, em particular neste 2025, a edição do evento, organizada pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), com patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Governo Federal, sendo apoiada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), foi realizada com o lema “Fortalecendo a Cooperação entre o Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável” e focada em Ciência e Tecnologias para a transição energética, como biocombustíveis e hidrogênio verde, abordando, também, a “emergência climática”.

Fui convidado pela ABC para participar do evento em tela o qual além de elaborar aquela declaração conjunta que defende o fortalecimento da cooperação científica entre os países e propor a criação da Rede de Soluções Climáticas, teve o reconhecimento sobre a urgência de se apresentar soluções inovadoras e colaborativas entre as Academias de Ciências do BRICS.

Em um cenário global cada vez mais instável, os grandes e difíceis desafios que vão desde crises geopolíticas até emergências ambientais devem ser seguidamente discutidos e avaliados. O compromisso de se contribuir com propostas fundamentadas no conhecimento, na solidariedade e na valorização da diversidade, tornou-se a base das discussões durante o encontro.

Foi dado, também, ênfase na formação de jovens talentos por meio de programas de Pós-Graduação e intercâmbios internacionais, bem como incentivado o investimento empresarial em Ciência e Tecnologias. Fortalecer o “Ecossistema de Inovação e Pesquisa” tanto nas Academias de Ciências quanto no Setor Produtivo é crucial para mais adequadamente embasar Políticas Públicas com evidências científicas sólidas.

O Fórum mostrou que “os países do BRICS têm a oportunidade de oferecer uma liderança global na construção de um mundo mais justo, próspero e, acima de tudo, sustentável. A colaboração proposta é um testemunho da crença de que, juntos, esses países podem moldar um futuro onde o conhecimento e a inovação sejam os pilares do bem-estar coletivo”.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/07/2025