19 de jul. de 2025

Dias dos Veteranos.


Em 16 de julho de 1945, o Brasil recebeu de volta os primeiros Heróis do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1ºGAvCa) da Força Aérea Brasileira (FAB) que viveram os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Em 18 de julho de 1945, o mesmo Brasil recebeu os primeiros Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que, também, viveram os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Cada uma daquelas chegadas foi marcada por celebrações intensas que refletiam o orgulho de uma Nação ao recepcionar seus bravos combatentes que participavam daquela descomunal Segunda Guerra Mundial na qual milhões de pessoas perderam suas vidas e bens incalculáveis da humanidade foram destruídos.

A cada 16 de julho passou-se a celebrar o “Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira” a partir de 20 de fevereiro de 2020 por meio da Portaria número 200/GC3 do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Pela Portaria do Comandante do Exército número 1.762, de 10 de junho de 2022, passou-se a comemorar em 18 de julho o “Dia do Veterano do Exército Brasileiro”.

Assim sendo, 16 e 18 de julho mais que datas comemorativas são dias de se homenagear todos os homens e mulheres que serviram ao Brasil defendendo a liberdade da humanidade nos gelados e difíceis campos sangrentos de batalha da Itália na Segunda Guerra Mundial.

DIAS, C. M. C. - 2025

As datas devem lembrar, também, os Heróis da Marinha do Brasil que atuaram bravamente no Atlântico Sul tanto escoltando navios aliados quanto enfrentaram bravamente submarinos inimigos e garantiram o abastecimento essencial para o esforço de guerra. Muitos Marinheiros do Brasil perderam suas vidas defendo a Pátria de ataques inimigos seja na costa ou em alto mar.

Passados mais de 80 anos (mais de oito décadas) do retorno daqueles Heróis Imortais, pouquíssimos ainda vivos, sempre o respeito e as lembranças. Cada homenagem sempre será pouca pelo tudo que fizeram. “Que cada brasileiro se reconheça herdeiro da coragem dos Heróis imortais que participaram da Segunda Guerra Mundial, sejam eles da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica. Que a história jamais se permita esquecê-los”.

Conforme afirmou (sabiamente) um Veterano da FEB, "Não lutávamos só por uma guerra, mas pela esperança de um mundo melhor".

Carlos Magno Corrêa Dias
19/07/2025