21 de jul. de 2025

CARIDADE é apenas uma virtude essencial.


Em 19 de julho passado, ocorreu o DIA NACIONAL DA CARIDADE de 2025; data criada pela Lei número 5.063, de 4 de julho de 1966, visando difundir e incentivar a conscientização sobre a CARIDADE para a prática da solidariedade e a busca por um bom entendimento entre as pessoas.

“CARIDADE é muito mais do que apenas dar dinheiro ou bens materiais. É uma virtude que envolve o amor desinteressado ao próximo, a compaixão e a boa vontade. Essencialmente, é a prática de ajudar quem precisa, seja por meio de apoio material, emocional, espiritual ou de qualquer outra forma que alivie o sofrimento ou promova o bem-estar de outra pessoa”.

Estar-se-á praticando a CARIDADE quando se contribui para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana. A CARIDADE “fortalece os laços comunitários, promove a igualdade, alivia o sofrimento e inspira esperança. Para quem pratica, a CARIDADE traz um senso de propósito, felicidade e bem-estar, reforçando a conexão com a humanidade”.

DIAS, C. M. C. - 2025

Assim sendo, praticar a CARIDADE não é apenas doar dinheiro, roupas, alimentos ou outros itens materiais. O Voluntariado é, também, uma forma importante de se exercitar a CARIDADE ao se dedicar tempo (sempre precioso) e esforço para ajudar em projetos sociais, hospitais, escolas ou ONGs.

O apoio emocional oferecendo atenção para ouvir e dar suporte a alguém que esteja passando por dificuldades é um ato de CARIDAE. Como o é o compartilhamento de conhecimento quando se ensina, mentora ou orienta alguém que busca aprender ou se desenvolver.

A gentileza e o respeito ao se tratar todas as pessoas com dignidade, consideração e empatia, independentemente de suas diferenças, crenças, ou formas de pensar, são, também, maneiras fundamentais de se praticar a CARIDADE.

Como pensava Francisco de Assis, batizado como Giovanni di Pietro di Bernardone (1182-1226), “O homem deve ter a coragem da partilha”.

DIAS, C. M. C. - 2025

Madre Teresa de Calcutá, nascida Anjezë Gonxhe Bojaxhiu (1910-1997), mostrou que “CARIDADE não é apenas um ato de dar, mas sim uma expressão profunda de amor. O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá".

DIAS, C. M. C. - 2025

Conforme ensinou, também, o Papa Bento XVI (Benedictus P.P. XVI), cujo nome original era Joseph Aloisius Ratzinger (1927-2022), "O Amor supera a Justiça. Justiça é dar ao outro o que já é dele. Amor é dar ao outro o que é meu”.

DIAS, C. M. C. - 2025 

Todavia, embora a CARIDADE exija beneficiar o próximo necessitado de alguma forma (sem almejar retorno algum em troca e sem utilizar qualquer forma de autopromoção), enquanto se lê este texto muitos seres humanos necessitados estão padecendo e morrendo ou de fome ou de frio. Nos próximos minutos outros muitos seres humanos continuarão a morrer ou de fome ou de frio.

Então, se puder, ajude o próximo “necessitado” como for possível. Pratique a CARIDADE em quaisquer de seus inúmeros sentidos.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/07/2025