10 de jun. de 2025

Rota da Indústria Metal Mecânica 2035.


Convidado pela Coordenação de Cooperação Internacional da Gerência de Relações Internacionais do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e pelo Observatório Sistema Fiep, tive a oportunidade de contribuir com observações e sugestões na “Consulta on-line Rota Estratégica da Indústria Metal Mecânica 2035”.

Observatório Sistema Fiep - Sistema Fiep
Setor Metal Mecânico - 2025

A pesquisa em referência integra os trabalhos de inteligência coletiva referentes ao desenvolvimento da “Rota Estratégica da Indústria Metal Mecânica 2035”, um projeto do Sistema Fiep realizado pelo Conselho Setorial Metal Mecânico em parceria com o Observatório Sistema Fiep o qual tem por objetivo a compreensão da realidade atual do Setor Metal Mecânico no Paraná para perspectivar os caminhos futuros a seguir tomando-se por base a percepção de diferentes especialistas.

O conjunto de contribuições colhidas será avaliado e sistematizado objetivando a composição coletiva do “Panorama da Indústria Metal Mecânica” para a construção da “Rota Estratégica da Indústria Metal Mecânica 2035” do Estado do Paraná no que diz respeito aos DESAFIOS e os DIFERENCIAIS do Setor Metal Mecânico quanto às dimensões tais como: Pessoas, Mercado, Tecnologia, Sustentabilidade, Políticas Públicas e Legislação, Produtividade e Cadeia Produtiva.

Já há mais de década tenho contribuído no processo de construção das Rotas da Indústria do Paraná; tendo, especificamente, em 02 de julho de 2013, participado da “Primeira Rodada Tecnológica do Setor Metal Mecânico” promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) por meio dos Observatórios SESI/SENAI/IEL em conjunto com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

No evento de 2013 objetivávamos promover a aproximação e consequente interação entre a Indústria do Setor Metal Mecânico e a UTFPR. Naquela ocasião apresentei parte de meus estudos que estava desenvolvendo na área de conhecimento que tenho chamado de “Engenharia Lógica”. Considerei metodologias formais em Lógica Matemática para a aquisição de conhecimento logicamente estruturado e centradas na otimização de processos e/ou serviços aplicáveis em quaisquer setores da Indústria, principalmente na Indústria Metal Mecânica.

Daquela Rodada Tecnológica para os dias atuais venho contribuindo com meus estudos e pesquisas em diversas outras Rodadas Estratégicas da Indústria do Paraná objetivando não apenas ajudar a sinalizar os caminhos a seguir como, também, para perspectivar possibilidades alternativas de soluções de problemas vivenciados no dia a dia do Setor Industrial do Paraná.

Agora em 2025, na pesquisa sobre o futuro da “Rota Estratégica da Indústria Metal Mecânica 2035”, tive a oportunidade, uma vez mais, de apresentar série de considerações apontando desafios e diferenciais correspondentes segundo minhas experiências como Professor, Pesquisador e Extensionista para o futuro do Setor Metal Mecânico no Paraná.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/06/2025