29 de jun. de 2025

Fase atemporal celebra importante ação de extensão.


Ações que completam cinco, dez, quinze, vinte, vinte e cinco, trinta, trinta e cinco, quarenta, quarenta e cincos anos da realização são, já há algum tempo, comemoradas sempre com satisfação e júbilo. Diz-se que nesta semelhante fase se encontra no ponto da trajetória na qual “a memória deixa de ser apenas uma lembrança e se transforma em uma experiência vívida, emocional e significativa no presente; gerando prova de que certas ações e/ou eventos têm um impacto que transcende o tempo”. Vive-se, então, a fase atemporal das celebrações de ações do passado.

Atemporal é a situação “que não está sujeito ao tempo, que transcende a cronologia; sendo tudo aquilo que se mantém relevante, significativo e verdadeiro, independentemente da época em que se vive”. Impactando e estabelecendo conexões no atemporal “o tempo é suspenso, permitindo que passado e presente se fundam em uma única razão”.

Assim sendo, recordo com satisfação e júbilo, o Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA MATEMÁTICA APLICADA EM MODELOS INFERENCIAIS, o qual ministrei, com o exigido rigor científico, no Câmpus Curitiba da Tecnológica (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR), no período de 11/05/2015 a 29/06/2015, em um total de 30 (trinta) horas-aula.

DIAS, C. M. C. - 2025

O Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA MATEMÁTICA APLICADA EM MODELOS INFERENCIAIS, desenvolvido como Ação de Extensão, pertencente à Área Temática da “Lógica e Filosofia da Ciência”, objetivou apresentar o Cálculo Lógico Proposicional e o Cálculo Lógico Predicativo desenvolvidos em Lógica Matemática Dedutiva de Primeira Ordem como Modelos Inferenciais para evidenciar Procedimentos Formais de Raciocínios Dedutivos que permitissem avaliar, mediante a Álgebra da Lógica, a Validade e a Consistência de Inferências Formais estruturadas como Argumentos Dedutivos nos quais Conclusões são consequências de Premissas identificadas.

Em paralelo, objetivei, também, apresentar Procedimentos Técnicos de Decisão Semânticos e Sintáticos desenvolvidos em Análise Inferencial, Teoria da Demonstração Sentencial e Teoria da Argumentação Lógica aplicáveis em Raciocínios Bivalentes e Dicotômicos.

DIAS, C. M. C. - 2015

O curso foi motivado pela necessidade de suprir a carência de formação no Campo da Lógica Formal de Primeira Ordem, percebida na época, na formação dos Acadêmicos, principalmente das Engenharias, quanto ao trato de questões que envolviam a manipulação lógica dedutiva de Modelos Inferenciais.

O “Curso em LÓGICA MATEMÁTICA APLICADA EM MODELOS INFERENCIAIS” não apenas foi um sucesso e exigiu fossem ofertadas edições posteriores para atender a demanda de interessados nos temas tratados dado ter sido necessária a criação de “lista de espera” para a abertura de futuras inscrições como, também, se tornou “atemporal”.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/06/2025