23 de jun. de 2025

Especialização para o “bem pensar”.


Com o título “Curso na PUC enfoca a lógica do conhecimento” era publicado no jornal Gazeta do Povo, em 24/01/1995, em papel, na página 5, artigo no qual se fazia a divulgação do Curso de Especialização (Pós-Graduação) em Lógica do Conhecimento Científico, proposto para realização naquele ano letivo de 1995, na Puc-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Enquanto Professor do Departamento de Matemática e Física do CCET (Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias) da Puc-PR, fui o proponente e coordenador daquela Especialização (“Latu Sensu”) em conformidade com a Resolução 03/87 com opção pela Resolução 12/83 do CFE (Conselho Federal de Educação) estando, na época, a mesma devidamente regulamentada e reconhecida.

O Curso de Especialização em Lógica do Conhecimento Científico foi destinado a Graduados em Cursos Superiores das Ciências Exatas, ou de Tecnologia, ou de Filosofia, preferencialmente, Docentes, interessados em adquirir métodos e técnicas necessários e suficientes para o estabelecimento da otimização do raciocínio lógico. Todavia, foi oportunizado, também, que Graduados de outros Cursos se inscrevessem.

A Especialização em referência objetivou tratar Métodos e Técnicas Lógicas necessárias e suficientes para que Profissio­nais das mais diversas áreas pudessem não apenas realizar inferên­cias válidas (consistentes, legítimas ou lógicas) mas, essencialmente, adquirissem os mecanismos lógicos necessários para se corrigir argumentos falaciosos ou sofis­mas, de forma sistematizada e formal.

DIAS, C. M. C. - 2025

Tratando o instru­mental formal em Lógica apropriado para o “bem pensar” (o pensar lógico baseado no correto uso de argumentos válidos), o Projeto de Curso focou na apresentação de técnicas de avaliação de raciocínios lógico-dedutivos e/ou lógico-indutivos e, conse­quentemente, na elaboração de modelos racionais para melhor estruturar e apresentar a solução problemas.

Naquele artigo era feito convite a todos os interessados em atuar de forma lógica e sistematizada ressaltando o protagonismo da Puc-PR em assumir papel relevante e inédito no contexto da Lógica do Conhecimento Científico quando passava a atuar diretamente na capacitação e melhoria do raciocínio lógico possibilitando a construção de caminho que levaria à produção da Ciência.

Conforme se lê no final do correspondente artigo, o Curso de Especialização em Lógica do Conhecimento Científico teve por propósito “dotar o participante de instrumental apropriado para o “bem pensar”, para o correto uso de argumentos, fortalecendo os raciocínios lógico-dedutivos e lógico-indutivos e, consequentemente, preparar para a produção de modelos racionais para melhor estruturar a solução de quaisquer problemas do mundo real”.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/06/2025