Com o título “Curso na PUC enfoca a lógica do conhecimento” era publicado no jornal Gazeta do Povo, em 24/01/1995, em papel, na página 5, artigo no qual se fazia a divulgação do Curso de Especialização (Pós-Graduação) em Lógica do Conhecimento Científico, proposto para realização naquele ano letivo de 1995, na Puc-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).
Enquanto Professor do Departamento de Matemática e Física do CCET (Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias) da Puc-PR, fui o proponente e coordenador daquela Especialização (“Latu Sensu”) em conformidade com a Resolução 03/87 com opção pela Resolução 12/83 do CFE (Conselho Federal de Educação) estando, na época, a mesma devidamente regulamentada e reconhecida.
O Curso de Especialização em Lógica do Conhecimento Científico foi destinado a Graduados em Cursos Superiores das Ciências Exatas, ou de Tecnologia, ou de Filosofia, preferencialmente, Docentes, interessados em adquirir métodos e técnicas necessários e suficientes para o estabelecimento da otimização do raciocínio lógico. Todavia, foi oportunizado, também, que Graduados de outros Cursos se inscrevessem.
A Especialização em referência objetivou tratar Métodos e Técnicas Lógicas necessárias e suficientes para que Profissionais das mais diversas áreas pudessem não apenas realizar inferências válidas (consistentes, legítimas ou lógicas) mas, essencialmente, adquirissem os mecanismos lógicos necessários para se corrigir argumentos falaciosos ou sofismas, de forma sistematizada e formal.
DIAS, C. M. C. - 2025
Tratando o instrumental formal em Lógica apropriado para o “bem pensar” (o pensar lógico baseado no correto uso de argumentos válidos), o Projeto de Curso focou na apresentação de técnicas de avaliação de raciocínios lógico-dedutivos e/ou lógico-indutivos e, consequentemente, na elaboração de modelos racionais para melhor estruturar e apresentar a solução problemas.
Naquele artigo era feito convite a todos os interessados em atuar de forma lógica e sistematizada ressaltando o protagonismo da Puc-PR em assumir papel relevante e inédito no contexto da Lógica do Conhecimento Científico quando passava a atuar diretamente na capacitação e melhoria do raciocínio lógico possibilitando a construção de caminho que levaria à produção da Ciência.
Conforme se lê no final do correspondente artigo, o Curso de Especialização em Lógica do Conhecimento Científico teve por propósito “dotar o participante de instrumental apropriado para o “bem pensar”, para o correto uso de argumentos, fortalecendo os raciocínios lógico-dedutivos e lógico-indutivos e, consequentemente, preparar para a produção de modelos racionais para melhor estruturar a solução de quaisquer problemas do mundo real”.
Carlos Magno Corrêa Dias
23/06/2025