O termo “entelechia” (do grego “entecheia”) tem sua origem na filosofia aristotélica e faz referência à realização plena e completa da finalidade natural de um ser. É o estado de ser em ato, ou seja, quando algo alcança sua forma completa e propósito final, em contraste com o estado de ser em potência, que representa o potencial para se tornar algo.
Por sua vez, o vocábulo “logicae” é a forma “genitiva” da palavra latina "logica" o qual significa "lógica". Em latim o “caso genitivo” é usado para indicar posse, origem ou relação. Portanto, "logicae" pode ser traduzido como "da lógica" ou "pertencente à lógica".
Logo, “Entelechia Logicae" pode ser interpretada como: "A realização plena da lógica"; ou "O pleno desenvolvimento da lógica"; sendo utilizada no contexto acadêmico, especialmente em discussões sobre a natureza da lógica, quando se objetiva a compreensão da lógica em sua forma mais completa e desenvolvida.
A partir de 23/06/2013 fui o proponente e coordenador (ministrante também) da primeira edição do Coentelog (Colóquio Entelechia Logicae) o qual, interligado ao Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição), constituiu evento acadêmico histórico com foco na Engenharia Lógica abordando aplicações em diferentes contextos tecnológicos, bem como temas como lógica da cognição computacional e consciência cibernética.
DIAS, C. M. C. - 2013
A Engenharia Lógica, de minha criação, é a área de conhecimento que busca aplicar os princípios da lógica formal na criação de sistemas computacionais e na resolução de problemas complexos; envolvendo a utilização de ferramentas e técnicas lógicas para modelar, analisar e otimizar processos em diversas áreas.
Interessante salientar que o Coentelog surgiu como uma expansão dos seminários anteriores Selogmas (Seminário de Lógica Matemática Sentencial) e Secafunp (Seminário de Cálculo das Funções Predicativas em Lógica Matemática), também, de minha autoria, os quais foram ofertados em duas edições cada nos anos de 2010 e 2011.
Na primeira edição do Secafunp, realizada em 2010, tratei de questões relacionadas às “Instâncias Sentenciais e Funções Quantificadas”; sendo “Lógica Formal e Filosofia Analítica como Fator de Inovação” o tema do Secafunp de 2011.
No Selogmas 2011 tomei como tema a “Inovação Tecnológica Centrada na Lógica Clássica” e na primeira edição do Selogmas (de 2010) tratei da “Completude dos Fundamentos Necessários e Suficientes da Matemática”.
Os quatro eventos (Selogma I, Selogmas II, Secanfunp I e Secafunp II) foram desenvolvidos no Câmpus Curitiba da Tecnológica UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Carlos Magno Corrêa Dias
25/03/2025