22 de mar. de 2025

Modelos Hiperbólicos avaliados logicamente.


Lá em 22 de março de 2015 postava o texto com o título “Sem INDISSOCIABILIDADE entre ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO não há UNIVERSIDADE” no qual chamava a atenção para a correspondente necessidade (obrigatoriedade) e punha em evidência minha ação de extensão sobre os Modelos Hiperbólicos do Cálculo Diferencial e Integral analisados com os recursos da Lógica Matemática.

De acordo com o Artigo 207, da Seção I (Da Educação), do Capítulo III (Da Educação, da Cultura e do Desporto), do Título VIII (DA ORDEM SOCIAL), da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, as Universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Praticar a EXTENSÃO nas Universidades além de uma obrigação é um ato sempre inovador e inolvidável em todos os contextos e gerador de infindas possibilidades de se multiplicam incessantemente.

De 02/02/2015 a 27/02/2015, há mais de dez anos, há mais de década, ministrava, no Câmpus Curitiba da UTPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), o (inolvidável, inovador) Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA DIFERENCIAL E INTEGRAL DE MODELOS HIPERBÓLICOS; quando, uma vez mais, fazia cumprir meu entender sobre a EXTENSÃO na Universidade que exige simbiose relacional tanto com o ENSINO quanto com a PESQUISA.

DIAS, C. M. C. - 2015

A EXTENSÃO na Academia (nas Universidades, sejam Públicas ou Privadas) faz enxergar muito além dos simples conteúdos programáticos e se projeta ilimitadamente para muito além das usuais possibilidades acadêmicas.

O Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA DIFERENCIAL E INTEGRAL DE MODELOS HIPERBÓLICOS, com o objetivo de apresentar a Lógica Formal (Analítica, Matemática) do Cálculo Diferencial e Integral de Funções Hiperbólicas Diretas e Funções Argumento (ou Funções Hiperbólicas Inversas) centrada no Cálculos Lógicos (Proposicional e dos Predicados) de Primeira Ordem para o entendimento lógico e o desenvolvimento formal de Modelos de Solução Otimizada em Engenharia associados às Estruturas Hiperbólicas (Diretas e Inversas), foi muito além e abriu campos de estudos e pesquisas até hoje em desenvolvimento.

O estudo dos Modelos Hiperbólicos nas Engenharias em associação com o tratamento Lógico Dedutivo Formal contribui, de forma determinante, para perspectivar novas soluções e extensões. O tratamento Lógico Formal Dedutivo dos Modelos Hiperbólicos centrados na Álgebra da Lógica forma o fundamento necessário para mais adequadamente avaliar (perspectivar) possibilidades.

Celebrando, então, em 2025, com satisfação do objetivo atingido, já uma década da realização da propagação das correspondentes ideais.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/03/2025