12 de mar. de 2025

A paz será duradoura apenas com a não violência.


Com o título “Mestres eternos não necessitam de apresentações pessoais” postava, em março de 1995, a declaração a seguir enunciada novamente.

Tenho fantásticos PROFESSORES (na verdade, grandes MESTRES) que jamais conheci pessoalmente. Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), o Mahãtmã Gandhi (“A Grande Alma”), é um deles.

A afirmação do parágrafo precedente trazia a confirmação do aceite incondicional dos ensinamentos da “grande alma”, do “venerável”, "Mahãtmã" (em sânscrito) que ensinava a filosofia de resistência não violenta dizendo: “Seja a mudança que você quer ver no mundo” e “Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”.

Para Mahātmā Gandhi “A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. Ela é uma arma para os bravos. ... A não violência é a mais poderosa que todos os armamentos no mundo. É a mais forte que a mais forte arma destruidora inventada pela ingenuidade do homem”.

O “Satyagraha” (princípio da não agressão) como meio de revolução é uma possibilidade de paz na unificação. “O caminho da verdade” é tal que frente ao imoral deve-se impor posição mental moral que tem a força de tornar o aço do tirano inútil ao acabar com sua esperança quando a ele não se oferece resistência física alguma. A resistência da alma escapa de todo assalto e obriga o agressor a dobrar-se para assim dignificá-lo.

DIAS, C. M. C. - 2025

A paz será duradoura apenas com a não violência. A humanidade conseguirá evoluir, de fato, quando entender que a verdade (SATYA) sobre a não violência (AHIMSA) é a base da PAZ. Mas, em situação alguma e sob qualquer pretexto se deverá renunciar às lutas contra o mal. O Mestre Mahãtmã ensinou que “O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte”.

“A não-violência é a arma dos fortes.”

“Olho por olho, e o mundo acabará cego.”

"A violência é o medo aos ideais dos demais."

Carlos Magno Corrêa Dias
11/03/2025