17 de jan. de 2025

Herói da FAB junta-se à Galeria dos Imortais ex-Combatentes.


Com imenso pesar recebo a notícia que no último dia 15 de janeiro de 2025 o Major Especialista em Aviões João Rodrigues Filho faleceu aos seus 101 anos de idade.

O Ex-Combatente deixou um legado de inspiração para gerações futuras e será sempre lembrado como um dos importantes membros da FAB (Força Aérea Brasileira) do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) que contribuiu para o grande sucesso da Aviação do Brasil ao lado dos aliados na Segunda Guerra Mundial.

Atuando como Terceiro Sargento no 1° GAVCA da FAB durante a Campanha da Itália o militar João Rodrigues Filho, nascido em 22/07/1923, na Cidade do Rio de Janeiro (RJ), foi o Chefe da Equipe de Mecânicos do Avião A-3 (um P-47 “Thunderbolt”) sendo, também, um dos responsáveis por manter a maioria dos aviões pilotados por brasileiros sempre em condições de voar. Bem mais de 90% daquelas aeronaves permaneceram nos céus durante a participação do Brasil naquele insano e sangrento conflito.

João Rodrigues Filho nos disse: “os Sargentos Brasileiros foram fundamentais para se vencer a guerra, especialmente os Mecânicos, os Especialistas em Lanternagem e os Especialistas em Rádio, que sempre deixavam os aviões prontos para voar”. Mesmo diante das enormes dificuldades enfrentadas a quantidade de missões diárias atribuídas à FAB sempre foi cumprida graças ao excelente trabalho dos Especialistas em Aviões os quais mantiveram esforços descomunais para que as aeronaves estivessem em condições de voar e lutar bem.

O ex-Combatente João Rodrigues Filho foi condecorado com a Medalha da Campanha da Itália e com a Medalha da Campanha Atlântico Sul. Também recebeu a Medalha Militar Bronze por 10 anos de bons serviços prestados à FAB, a Medalha Militar Prata por 20 anos de bons serviços à FAB e foi reconhecido com a especial “Presidential Unit Citation” (“Citação Presidencial de Unidade”, honraria concedida pelo Presidente dos USA que distingue aqueles que demonstraram extraordinário heroísmo em ação contra inimigos armados).

Ao regressar ao Brasil João Rodrigues Filho serviu na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), desempenhando com excelência a função de Mecânico de avião P-47 “Thunderbolt” até 1.950. Em seguida cursou a Escola Preparatória de Oficiais Especialistas em Mecânica; continuando na FAB até 1964 quando, então, foi reformado como Major.

Depois dos serviços ativos na FAB o Major João Rodrigues Filho seguiu participando de eventos realizados pela FAB e, mais recentemente, em 22/04/2024, participou da Reunião da Aviação de Caça (RAC), realizada no BASC, quando foi solenemente homenageado.

DIAS, C. M. C. - 2025

Um “Adelphi” especial para o Major Especialista em Avião de avião P-47 “Thunderbolt” João Rodrigues Filho.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Herói da Pátria João Rodrigues Filho que “SENTOU A PUA” para manter a liberdade dos homens.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/01/2025