24 de jan. de 2025

Arma de Engenharia do Exército do Brasil.


No último 23 de janeiro completaram-se 170 (cento e setenta) anos da criação do “Batalhão de Engenheiros” da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro, fundado em 23/01/1855 e composto, originalmente, por quatro Companhias: uma de Artífices (Tropa especializada em reparos e fabricação de equipamentos de guerra), uma de Mineiros (Unidade Militar de Engenharia e Construção), uma de Pontoneiros (Tropa dedicada à instalação de pontes e pontões, e à utilização de embarcações) e uma de Sapadores (Unidade de Soldados responsáveis por cavar fossos, trincheiras e galerias subterrâneas nas operações militares).

DIAS, C. M. C. - 2025

Um Batalhão é uma Unidade Militar que se organiza em Companhias; sendo que cada Companhia é formada por Pelotões. As Armas do Exército do Brasil são, atualmente, a Infantaria, a Cavalaria, a Artilharia e a Engenharia.

O então “Batalhão de Engenheiros”, precursor da atual Arma de Engenharia do Exército do Brasil, criado como unidade ligada à Arma de Artilharia, surgiu, basicamente, da crescente necessidade de apoiar e engendrar soluções no Movimento do Exército em Campanha nos diferentes conflitos armados dos quais o Brasil participava.

Especificamente, a história registra, também, que a criação do “Batalhão de Engenheiros” do Exército do Brasil foi uma resposta direta ao Exército Imperial. Com o uso de conhecimentos de Engenharia as tropas do Exército do Brasil conseguiram melhor movimentação em Campanhas vencendo mais facilmente tanto os obstáculos naturais ou aqueles criados pelo inimigo, bem como engendrando (inovando) novas soluções de defesa e de ataque ou promovendo obras de construções e reparações antes não possíveis.

O “Batalhão de Engenheiros”, ligado à Arma de Artilharia, Batalhão Escola de Engenharia, chamado, também, "Batalhão Villagran Cabrita", permaneceu ativo até o ano de 1908 quando foi criada, especificamente, a Arma de Engenharia.

O Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita (1820-1866) é o Patrono e o grande inspirador da Arma de Engenharia (Arma Azul-Turquesa) do Exército do Brasil.

A Arma de Engenharia do Exército Brasileiro (Arma Azul Turquesa) tornou-se responsável por apoiar a mobilidade, proteção e contramobilidade das Tropas do Exército do Brasil realizando, também, obras e serviços para apoiar o desenvolvimento nacional nas mais diversas e distintas situações. Arma Azul Turquesa é, também, o berço da Engenharia no Brasil

Carlos Magno Corrêa Dias
25/01/2025