Como amplamente divulgado, a Cúpula de Líderes do G20 foi agendada para acontecer nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Reconhecendo a relevância do encontro em referência, no dia 29 de outubro de 2024, foi apresentada, como iniciativa de divulgação, a palestra “Rio de Janeiro, Capital do G20” a qual teve promoção do Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) e foi desenvolvida totalmente online.
Cembra - Rio de Janeiro, Capital do G20 - 2024
A convite do Cembra, participei do evento o qual objetivou apresentar características e história das edições da Cúpula do G20. A Cúpula do G20 é, possivelmente, o principal fórum de cooperação econômica internacional desempenhando, também, papel importante na definição e no reforço das principais questões econômicas e políticas no mundo.
De 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024 cabe ao Brasil a presidência do G20 que conta com presidências rotativas anuais e se ocupa de tratar temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção; embora, inicialmente, se concentrasse tão somente em discutir e avaliar questões macroeconômicas gerais.
O G20 é composto pelos países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia; bem como por dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Os países integrantes do G20 formam cerca de 85% do PIB (Produto Interno Bruto) do planeta e envolvem quase dois terços da população mundial.
A Cúpula do G20 constitui a reunião máxima dos Governos dos países membros do G20 e é realizada anualmente a partir de 2011; contando, também com representantes de países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião do evento.
Na palestra "Rio de Janeiro, Capital do G20" foram abordados temas como a relevância do G20 na economia global, os desafios e oportunidades que a presidência do Brasil traz para a agenda do grupo, bem como a importância da cooperação internacional para enfrentar questões econômicas e sociais globais e para pensar boas práticas de governança em políticas globais.
Objetivando informar sobre a importância do G20 e a relevância da escolha do Rio de Janeiro como sede da cúpula a palestra "Rio de Janeiro, Capital do G20" destacou, também, a importância de se transformar o Rio de Janeiro em espaço de troca de ideias e conhecimentos sobre questões determinantes da agenda internacional.
Carlos Magno Corrêa Dias
16/11/2024
P.S.: Enquanto seres humanos continuarem a morrer de fome a Segurança Alimentar Mundial é apenas uma ficção e a Sustentabilidade permanecerá como outra ilusão coletiva.