A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) fizeram Recomendação conjunta, em 5 de outubro de 1966, em Paris, durante a Conferência Intergovernamental Especial, sobre as bases do Estatuto dos Professores (Docentes); Recomendação (aprovada) que complementada na Conferência Geral de 1997, ocorrida em Paris também, instituiu a base do documento que reconhece internacionalmente o Pessoal Docente do Ensino Superior e estabelece tanto os padrões de referência relativamente aos direitos e responsabilidades dos profissionais Professores (Docentes) quanto define os padrões para a formação inicial e contínua, emprego e condições de ensino e aprendizagem associadas aos Docentes.
Reconhecendo que “Os Professores são a força mais influente e poderosa para a equidade, acesso e qualidade na educação”, em 1994, a Unesco instituiu o dia 5 de outubro como o DIA MUNDIAL DO DOCENTE (DIA MUNDIAL DO PROFESSOR).
DIAS, C. M. C. - 2024
Completam-se, então, neste 2024, três décadas das comemorações anuais que objetivam homenagear e parabenizar os PROFESSORES. Também a cada 5 de outubro celebra-se a importante Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores (Docentes).
Neste 2024, o tema das comemorações do DIA INTERNACIONAL DO DOCENTE é “Valorizar a voz dos professores: rumo a um novo contrato social para a educação” o qual tem por objetivo, de um lado, enfatizar a importância de integrar as perspectivas dos Docentes nas políticas educativas dos governos e, de outro, promover um ambiente de apoio ao desenvolvimento profissional do magistério, destacando a necessidade de enfrentar os desafios sistêmicos que a categoria enfrenta e também estabelecer um diálogo mais inclusivo sobre o seu papel na educação.
Comemore-se, então, também, no Brasil, o DIA MUNDIAL DO DOCENTE (DIA INTERNACIONAL DOS PROFESSORES), o dia daqueles Profissionais que Ensinam e Aprendem ministrando aulas para transformar o mundo.
DIAS, C. M. C. - 2019
No mundo do saber e do conhecimento, pobre é aquele que não tem o que ENSINAR e tolo é aquele que não tem o que APRENDER. Mas, a conjunção entre ENSINAR e APRENDER é qualidade apenas do VERDADEIRO PROFESSOR.