9 de mai. de 2024

Avanços na Amazônia Azul seguem com domínio autóctone.


“Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha do Brasil” foi o tema da conferência promovida pelo Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro), realizada em 26 de março de 2024, com o objetivo principal de promover o debate com a Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação (formada por Academias, Empresas/Indústrias e Governo) e a Sociedade sobre o aprofundamento da compreensão da Marinha do Brasil sobre os oceanos, a gestão sustentável dos recursos e a saúde da Amazônia Azul do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2024

A convite do Cembra tive a grata satisfação de participar do evento e conhecer mais sobre o relevante papel que a Marinha do Brasil tem prestado no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil particularmente na área nuclear dado que a instituição tem alcançado progressos significativos especialmente no que diz respeito ao domínio do ciclo do combustível nuclear tendo desenvolvido planta de propulsão do submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear.

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), desenvolveu tecnologia de enriquecimento de urânio pelo processo de ultracentrifugação. O Programa Nuclear da Marinha (PNM), executado desde 1979, tem como objetivo dominar a tecnologia de produção de combustível nuclear e contribui para a produção de combustível nuclear para o PNB. Com orgulho, pode-se afirmar que a Marinha do Brasil possui hoje domínio autóctone (“nacional”) do ciclo do combustível nuclear, constituindo feito notável que contribui, efetivamente, para a autonomia energética do país.
“A Força Naval do Brasil avança a passos largos cada vez mais no conhecimento científico tecnológico pelo bem e para o futuro melhor do Brasil”.

Além dos importantes avanços na área nuclear a Marinha do Brasil participa de vários outros desenvolvimentos técnicos científicos em setores envolvendo diretamente o Poder Naval. Há de se destacar desenvolvimentos em áreas como oceanografia, biotecnologia, pesquisa biomédica, monitoramento das águas jurisdicionais.

O Cembra, organização sem fins lucrativos, centrada na missão de estimular, propor, coordenar e conduzir ações estruturantes e projetos relacionados ao estudo e aproveitamento do Mar Brasileiro (Amazônia Azul), segue promovendo integrações objetivando aplicação dos conceitos de excelência para o desenvolvimento nacional no seu campo de atuação.

O evento em tela foi marcado por posicionar, de forma clara e objetiva, os avanços da Marinha do Brasil no campo científico e tecnológico voltado para o bem da Amazônia Azul e do Brasil. “Protegendo Nossas Riquezas, Cuidando da Nossa Gente” a Marinha do Brasil, o mais antigo ramo das Forças Armadas do Brasil, a maior Marinha da América Latina, a segunda maior da América ficando atrás apenas da Marinha dos Estados Unidos, segue cumprindo com excelência a sua missão.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/05/2024