6 de mai. de 2024

A fome mata sem piedade milhões de seres humanos.


A fome e a miséria seguem juntas matando seres humanos aos milhões todos os anos; em muitas das vezes, muito silenciosamente, na maior discrição, sem que seja possível perceber a gravíssima situação.

Mas, não enxergar a miséria existente no mundo é plausível quando não se deseja reconhecer as consequências devastadoras sempre produzidas. Neste momento, todavia, muitas e muitas pessoas passam fome e não possuem água potável para beber a cada dia todos os dias. Seres humanos, principalmente, crianças indefesas, vulneráveis, morrem pela falta de ter o que comer em distintos locais do Planeta mesmo em centros desenvolvidos e cujo avanço tecnológico é surpreendente.

DIAS, C. M. C. - 2024

Durante a leitura do presente texto, ao passar de cada um minuto, 5 crianças estão morrendo de fome no mundo. Os números assustam. Até o final de cada dia cerca de 7.200 crianças menores de 5 anos terão morrido pela falta de ter o que comer. Outras 7.200 crianças morrerão até o fim do dia de amanhã e igualmente mais 7.200 continuarão a morrer de fome todos os dias. Estima-se que mais de 2,6 milhões de crianças vão morrer de fome no mundo antes do final de 2024. Dados mostram que a fome é responsável, anualmente, por mais da metade das mortes de crianças menores de 5 anos no Planeta.

Milhões de crianças morrem sim na miséria antes de completar 5 anos de vida, sem contar que cerca de meio bilhão de crianças com menos de 5 anos sofrem todos os dias com deficiências geradas pela falta crônica de nutrientes essenciais à vida (“fome oculta”). A falta das necessárias vitaminas e minerais para se viver adequadamente faz com que as crianças fiquem abaixo do peso mínimo adequado e sofram gravemente impactos negativos significativos nos seus desenvolvimentos físico e mental.

A fome miserável, a pobreza extrema, devem ser erradicadas no mundo urgentemente. O extermínio de seres humanos por meio da morte pela fome não pode continuar. Não é admissível, em um mundo com tantas tecnologias avançadas e com uma sociedade evoluída, que há muito se diz “deixou a barbárie para trás”, que se continue seguindo a subjugação do homem pelo próprio homem permitindo ainda a horrível morte de humanos pela fome em diversas localidades do mundo.

Com o título “A fome faz doer e mata sem piedade” faço mais uma vez alerta sobre a grave situação da fome no mundo atualmente. O artigo foi publicado tanto na página da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), estando disponível no endereço https://www.fne.org.br/index.php/artigos/7088-artigo-a-fome-faz-doer-e-mata-sem-piedade, quanto na página do Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) no endereço https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/22604-a-fome-faz-doer-e-mata-sem-piedade.

Que a miséria seja apenas uma história a ser contada em um mundo sustentável. Que a fome no mundo seja apenas uma triste lembrança do passado.

Carlos Magno Corrêa Dias
06/05/2024