25 de abr. de 2024

Obra sobre Lógica contabiliza um quarto de século.


25 anos, um quarto de século, são completados em 2024 desde a publicação da primeira edição em 1999 de meu livro LÓGICA MATEMÁTICA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO PROPOSICIONAL (ISBN: 85-900661-3-4).

DIAS, C. M. C. - 2024

Fortemente relacionada com os pressupostos de minha Engenharia Lógica a obra em referência, com 404 páginas, estruturada em oito capítulos, basicamente aborda considerações sobre a Álgebra Proposicional (Cálculo Sentencial) para o desenvolvimento da Teoria da Argumentação Dedutiva em Lógica Formal de Primeira Ordem.

No primeiro capítulo, intitulado “Escorço Histórico da Lógica Matemática”, apresento um resumo sobre a História da Lógica Matemática baseado na evolução da Lógica centrada na Lógica Antiga, na Lógica Medieval e na Lógica Moderna (ou Formal).

Do segundo ao sexto capítulo desenvolvo a Analítica da Lógica Proposicional tratando, propriamente, os elementos indispensáveis para que se entender e desenvolver a Lógica Matemática Sentencial.

No Capítulo II (Estruturação do Cálculo Proposicional) apresento considerações específicas sobre os conceitos fundamentais relacionados com a linguagem artificial (formal) da Lógica Sentencial dando especial atenção aos elementos necessários para se trabalhar a correspondente teoria subjacente.

No Capítulo III (Método das Tabelas-Verdade) desenvolvo estudo sobre as Tabelas-Verdade, levando-se em conta os correspondentes métodos de implementação e trato, em detalhamento, as definições de Tautologias, Contradições e Contingências.

No Capítulo IV (Relações Lógicas no Cálculo Proposicional) reúno conjunto de definições sobre Relações de Equivalência Lógica e Relações de Implicação Lógica para bem tratar as Operações Lógicas Fundamentais e Operações Lógicas Derivadas.

No Capítulo V (Álgebra Proposicional) trato, efetivamente, a Álgebra da Lógica dando tratamento algébrico ao Cálculo Proposicional ao abordar tecnicamente definições e propriedades das Operações Lógicas.

No Capítulo VI (Dedução no Cálculo Proposicional) discuto amplamente as técnicas dedutivas a partir da noção (lógica) de dedução e apresento estudo estruturado sobre a Teoria da Argumentação Dedutiva e Análise Inferencial.

Como capítulos complementares, considero no Capítulo VII (Paradoxos e Antinomias) estudo sobre Paradoxos e Antinomias, tanto lógicos quanto matemáticos, que maior influência exerceram na história; e, no Capítulo VIII (Testes de Raciocínio Lógico) apresento desafios lógicos cujas soluções bem podem ser obtidas servindo-se dos conceitos exibidos ao longo da obra.

Saliente-se que cada capítulo do livro traz conjunto de exercícios pensados para se aplicar categoricamente os conceitos lógicos considerados no livro.

A obra, então, como uma introdução, aborda, temas necessários para o conhecimento e entendimento básico do Cálculo Proposicional visando aquisição de instrumental para o bem pensar (para o pensar logicamente, analiticamente).

Carlos Magno Corrêa Dias
25/04/2024