10 de abr. de 2024

Engendrar sempre é a solução.


Em 10 de abril celebra-se, no Brasil, o DIA DA ENGENHARIA, para reconhecer o trabalho dos Profissionais da Engenharia que se dedicam à inovação, ao desenvolvimento e ao progresso para melhorar a vida das pessoas.

Inicialmente a data era exclusivamente utilizada para comemorar o DIA DA ENGENHARIA MILITAR, porém com o passar dos anos tornou-se popular festejar em 10 de abril o DIA DA ENGENHARIA, embora no dia 11 de dezembro siga-se celebrando o DIA DO ENGENHEIRO.

No dia 10/04/1866, durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, à frente da Primeira Unidade de Engenharia do Exército Brasileiro (hoje, Batalhão da Escola de Engenharia), quando a Ilha de Redenção foi conquistada, falecia o herói nacional o Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita (1820-1866), aquele que é o Patrono e o grande inspirador da Arma de Engenharia (Arma Azul-Turquesa) do Exército do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2024

O Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita e seus quase mil homens desembarcam, na madrugada de seis de abril de 1866, na Ilha da Redenção e se uniu ao Sétimo Batalhão de Voluntários da Pátria e ao Décimo Quarto Provisório de Infantaria. Em 10 de abril, cerca de dez mil soldados inimigos contra-atacaram o Exército Brasileiro. Realizou-se, então, um combate sangrento. Entretanto, as forças brasileiras apoiadas pela Engenharia e, sobretudo, orientadas pelo comando brilhante de João Carlos de Villagran Cabrita venceram os atacantes. Mas, enquanto os clarins ecoavam a vitória do Brasil, João Carlos de Villagran Cabrita perdia sua vida aos 45 anos de idade quando estilhaços de bala de canhão do inimigo o atingiram mortalmente.

Morria o herói nacional, mas ficava para as futuras gerações de Engenheiros o exemplo do Comandante-Engenheiro que ENGENDRAVA SOLUÇÕES por meio dos conhecimentos adquiridos no campo da Engenharia. Engendrar sempre é a solução. Os relatos sobre a vitória na Ilha da Redenção são unânimes em destacar a coragem e intrepidez do herói João Carlos Villagran Cabrita que mesmo “ferido, continuou a se expor às balas, se recusando a ser levado para a retaguarda em face dos ferimentos sofridos”.

Adotando a estratégia de colocar entre a Ilha da Redenção e o Forte de Itapiru duas canhoneiras que dizimavam as canoas do inimigo sem piedade, percebia-se que o Brasil era um adversário forte e estrategista cuja Engenharia Militar não só foi inovadora como, também, destemida. O Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita é tido como um dos Engenheiros e Militares mais brilhantes do Exército Brasileiro.

A Engenharia do Exército, a Arma Azul-Turquesa (cujo símbolo é o "Castelo Lendário"), tem no ilustre Patrono Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita o exemplo para as futuras gerações de Jovens.

Uma Nação soberana reconhece sua história festejando seus exemplos.

No DIA DA ENGENHARIA, do “Castelo Lendário” da “Arma Azul-Turquesa”, lançam-se “hurras” de triunfo.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/04/2024