14 de abr. de 2024

A COBRA FUMOU feio em Montese.


Como parte da Ofensiva Aliada da Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial os valorosos Combatentes Brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB), os Pracinhas, FEBianos, Cobras Fumantes, obtiveram a vitória na difícil Batalha de Montese a qual ocorreu entre os dias 14 e 17 de abril de 1945 e não apenas marcou de forma determinante o início da Ofensiva da Primavera dos Aliados como, também, contribuiu para o desmantelamento das linhas de defesa alemãs no setor do V Exército e no resto da Itália abrindo as portas do início do fim daquele miserável e insano conflito que foi a Segunda Guerra Mundial.

DIAS, C. M. C. - 2024

A sangrenta Batalha de Montese vencida arduamente pelos FABianos até hoje é festejada com intensidade e júbilo pelos citadinos de Montese os quais agradecidos aos Pracinhas da FEB rendem homenagens às Tropas Brasileiras, geralmente, na "Piazza Brasile", uma praça que foi construída especialmente para reverenciar sempre seus libertadores.

Também, é tradição, de uma geração para outra, ensinar nas Escolas locais de Montese o quão foram importantes os “Soldados Cobra Fumantes” da FEB. No Museu Histórico de Montese existe um espaço dedicado especialmente à FEB no qual se conta a história da libertação da cidade Montese pelos FEBianos.

Os Pracinhas são reconhecidos não apenas em Montese, mas na Europa toda, como os “Libertadores de Cidades”. Tanto é que ficou registrado na história o depoimento do General Comandante do IV Corpo-de-Exército Norte-Americano que declarou em reconhecimento: “Na jornada de ontem, 14 de abril, só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a Divisão Brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”.

Estrategista são unânimes em reconhecer que a vitória em Montese e a consequente retomada da região do Rio Panaro foi fundamental, essencial, para que os aliados conseguissem vencer a Segunda Guerra Mundial. Na época a atuação dos Pracinhas da FEB em Montese foi enaltecida pelos comandantes aliados e tomada como exemplo sendo os correspondentes métodos de investida repassados para as demais Divisões Alçiadas. “Os Soldados do Brasil são Libertadores de Cidades”.

Todas as homenagens aos Pracinhas sempre serão poucas pelo que fizeram em prol da liberdade dos homens.

A “COBRA FUMOU” (feio, muito feio para os inimigos em Montese) e as tropas brasileiras fizeram a diferença. Parabéns e sempre agradecimentos aos heróis da FEB.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobras Fumantes Pracinhas FEBianos Heróis Imortais Soldados da FEB!

Carlos Magno Corrêa Dias
14/04/2024