22 de abr. de 2024

22 de abril uma data a celebrar em várias frentes.


Muito antes de 1500 as terras de “PINDORAMA” (do tupi: "pindó-rama": “Região das Palmeiras”) já estavam habitadas. Então, em 22 de abril de 1500 Pedro Álvares Cabral (1467 ou 1468 - c.1520) desembarcava lá na então PINDORAMA (hoje Brasil).

Sempre é oportuno salientar, então, que 22 de abril de 1500 não é a data do “descobrimento do Brasil” (pois, o Brasil “não foi descoberto”, já era habitado). 22 de abril de 1500 tem sua importância histórica por marcar quando os portuenses desembarcaram no Brasil.

Observe-se, a propósito, que os arqueólogos julgam ser o nome Pindorama dado pelos povos tupis-guaranis que se deslocaram (migraram) para o litoral do hoje Brasil. Então, na "Terra Livre dos Males", como era conhecida, também, a “Terra das Palmeiras” (Pindorama), viviam diversos grupos de tupis-guaranis antes da chegada das embarcações portuguesas na costa da região sul da Bahia.

Atualmente, no dia 22 de abril se comemora o DIA DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA exatamente para se lembrar a chegada dos portugueses ao Brasil em 22 de abril de 1500.

O dia 22 de abril é, também, o DIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (CT&I) DA MARINHA DO BRASIL, o DIA DA TERRA e o DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA DO BRASIL.

DIAS, C. M. C. - 2024

O DIA DA TERRA (“EARTH DAY”) foi instituído em 22 de abril de 1970 como um alerta sobre a necessidade sempre urgente de se preservar o meio ambiente, chamando atenção especial para a geração de legislações que tanto possam controlar as emissões de gases nocivos à vida na Terra quanto que permitam preservar a qualidade da água e proteger os vários animais ameaçados de extinção.

Homenageando o Professor, Inventor, Pesquisador e Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva (1889-1976), nascido em 22 de abril, Patrono da CT&I da Marinha do Brasil, no DIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA MARINHA DO BRASIL, ao recordar o lema da Marinha (Soberania pela Ciência - “Imperium Per Scientia”) celebram-se as importantes contribuições da Marinha do Brasil para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. A Marinha do Brasil segue trabalhando na inter-relação entre Defesa Nacional e CT&I como estratégia para a proteção e o desenvolvimento do Brasil.

Em 22 de abril de 1945 o Primeiro Grupo de Aviação de Caça da FEB (Força Aérea Brasileira), criado em 18 de dezembro de 1943, realizava o maior número de missões de guerra durante as Batalhas na Itália durante a Segunda Guerra Mundial (foram 44 surtidas na data em questão). Para celebrar o feito em referência criou-se, então, o DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA.

Também, em 22 de abril, lá em 2018, recordava minha participação na quarta edição do “Open Innovation”, realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Puc-PR) quando tratamos da TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA e, avaliamos, principalmente, os vários desafios no campo da “Inovação Aberta e Colaborativa”.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/04/2024