9 de mar. de 2024

Jubileu de quarto de século em celebração.


Bons e inspiradores tempos do início de 1994 no Curso de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Puc-PR) fazem recordar neste 2024 os já mais de 30 anos (3 décadas) das aulas de Cálculo Diferencial e Integral que ministrei para os então JOVENS Acadêmicos da Turma de Formandos de 1998 (Turma EC-1998/PUCPR), bem como os mais de 25 anos (um quarto de século) das homenagens especiais que recebi, em 30 de janeiro de 1999, na Cerimônia de Colação de Grau dos Afilhados daquela mesma Turma.

DIAS, C. M. C. - 2024

Cada Turma se destaca por uma característica ímpar que a individualiza e a Turma EC-1998/PUCPR se destacava pela incessante necessidade de mais e mais aprender e apreender os conteúdos das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral objetivando as correspondentes aplicações em soluções de problemas do mundo real. Inúmeras vezes passamos (muito, muito mesmo) dos horários convencionais de aula para tratar temas daquelas fantásticas disciplinas.

A Turma EC-1998/PUCPR teve comigo todas as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral da grade curricular da época lá no início do Curso a partir de 1994 as quais ministrei de forma intensa academicamente e com o exigido rigor científico (formal) para o bem conhecer e saber.

A despeito daquela “fome de saber” sobre Diferenciação e Integração, os Acadêmicos da Turma EC-1998/PUCPR me perguntavam (com dada frequência, invariavelmente): “Professor por que nosso Cálculo Diferencial e Integral é tão mais ‘pesado’ que dos demais Cursos?” Ao que, sem hesitar, de pronto, com convicção, sempre respondia: “simples; porque nosso Cálculo Diferencial e Integral é de verdade”.

Assim, da simbiose gerada por irmanarmos, Professor e Afilhados Jovens Acadêmicos, forte relação com o Cálculo Diferencial e Integral, surgiu o compartilhar de momentos de rara inspiração e de complexidade ímpar que possibilitam, ao natural passar dos anos, seguidas recordações e celebrações com satisfação e júbilo.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/03/2024