7 de mar. de 2024

Cidadão Morro-redondense integra Galeria dos Imortais.


Com muito pesar, recebo a notícia do falecimento do eterno integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), FEBiano, Cobra Fumante, Pracinha, Tenente João Pereira da Silva que havia se tornado centenário no último dia 17/11/2023.

O guerreiro João Pereira da Silva passou a integrar a Galeria dos Imortais no dia 25/01/2024 e será lembrado para sempre como grande Herói da Segunda Guerra Mundial.

DIAS, C. M. C. - 2024

Natural de Passo do Ouro, localidade de Morro Redondo, então distrito de Pelotas (RS), residente em Pelotas (RS), o Cobra Fumante João Pereira da Silva, nasceu em 17 de novembro de 1923, integrou o Regimento Ipiranga (o Sexto Regimento de Infantaria do Segundo Batalhão da Quinta Companhia) da FEB e foi “guerrear” nos campos de batalha da Itália juntamente com o Primeiro Escalão da FEB.

Em 12/05/1988, Morro Redondo conquistou sua emancipação política, deixando de ser o 8° distrito do Município de Pelotas (RS) e em 06/10/2023 o Pracinha João Pereira da Silva foi homenageado como Cidadão Morro-redondense no ano de seu centenário.

Homem atencioso e ser humano incrível, reconhecido com carinho e admiração, o eterno ex-Combatente Cobra Fumante João Pereira da Silva sempre brindava os ouvintes com suas histórias contadas com enorme lucidez e franqueza.

“Eu entrei para a guerra com 18 anos de idade. Com 19 anos, quando estavam escalando para ir pra Itália, enquanto o pessoal se escondia para não ir, eu me voluntariei e fui. Fiquei 1 ano e 4 meses na Itália e não perdi uma unha. Estou sempre envolvido com eventos ligados às forças militares, hoje represento as três armas no estado do Rio Grande do Sul. Eu levanto cedo, 6h já estou levantado, como de tudo, caminho bastante. Deus me deu a oportunidade de estar aqui até hoje, e eu estou segurando né”, fala, com toda tranquilidade, o grande herói nacional.

Como já se salientou, o FEBiano João Pereira da Silva recebeu várias condecorações e homenagens ao longo de usa vida, mas, com muito orgulho, sempre que a ocasião permitia, ressaltava a importância do recebimento de sua Medalha de Mérito Heróis da Tomada de Monte Castelo “aquela que é considerada a batalha mais dura e sangrenta da qual participou o Brasil na Itália e que representa um feito inédito da FEB o qual tornou-se um divisor de águas no avanço das topas aliadas na ofensiva contra os países do eixo”.

A Arma Verde Oliva (o Exército do Brasil), frequentemente, ressalta o legado de bravura, inspiração, coragem e espírito de luta presentes na jornada do FEBiano João Pereira da Silva que, a despeito de todas as adversidades da guerra, permitiram ao imortal combatente servir com honra sua nação e cumprir com excelência sua missão assumida com convicção nos difíceis campos de batalha na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal João Pereira da Silva!

Carlos Magno Corrêa Dias
07/03/2024