2 de fev. de 2024

Casa Militar perde exemplo e ganha legado.


Com enorme tristeza recebo a notícia do falecimento do Tenente-Coronel Sérgio Vieira Benício, chefe da Casa Militar do Estado do Paraná, integrante do Quadro de Oficiais Policiais-Militares do Paraná (QOPM-PR), ocorrido no último dia 31 de janeiro de 2024, aos seus 55 anos de idade.

Composição - 2024

Uma perda inestimável tendo em vista a excelência do Tenente-Coronel Sérgio Vieira Benício tanto como Servidor Público exemplar quanto como homem extremamente dedicado ao trabalho e pessoa reconhecida pela postura simples, respeitosa e pela humildade com a qual sempre exerceu suas funções independentemente do peso e da importância hierárquica.

Graduado em Gestão Pública pela PUC-PR, Oficial formado pela Academia Policial Militar do Guatupê, graduado em Ciências Equinas pela PUC-PR, com Especialização em Direito Militar e diversas vezes condecorado, o Tenente-Coronel Sérgio Vieira Benício ingressou na Polícia Militar do Paraná em 09/03/1992 passando pelo 15° BPM/Rolândia, Colégio da PMPR, Regimento de Polícia Montada/RPMon e Diretoria de Apoio Logístico e no Hospital Veterinário da PMPR. Na Casa Militar estava desde outubro de 2021.

Sempre “acreditando na força do Estado do Paraná e no poder transformador das Políticas Públicas" o Tenente-Coronel Sérgio Vieira Benício realizou diversos cursos de aperfeiçoamento e frente à Casa Militar deixou um importante legado para a Polícia Militar do Paraná e para o Estado do Paraná sendo um exemplo a ser lembrado pela dedicação, profissionalismo, zelo pelo conhecimento militar e pelo sério compromisso com a Segurança Pública.

Dentre os vários cursos que realizou destacam-se o Curso de Restabelecimento da Manutenção da Ordem Pública pela Guarda Nacional Republicana em Portugal e o Curso de Instrutor de Equitação pelo Exército Espanhol. Realizou, também, outros importantes cursos como: Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela PMPR; Curso de Instrutor de Choque Montado pela PMDF; Curso de Instrutor de Motociclista pela PMPR; Curso de Instrutor de Policiamento Montado pela PMPR; Gerenciamento de Crises pela PMPR.

Das suas diversas condecorações estimava em especial a Medalha do Regimento de Cavalaria Coronel Dulcídio e a Medalha da Defesa Civil do Paraná. Defensor inconteste do lema da Polícia Militar do Paraná: “Sua proteção é o nosso compromisso”.

A Casa Militar além de ser responsável pela segurança do Palácio Iguaçu deve, também, coordenar a segurança de autoridades do Estado do Paraná e organizar o transporte aéreo, incluindo o Sistema Estadual de Transplantes. Como Chefe da Casa Militar do Estado do Paraná o Policial Militar Tenente-Coronel Sérgio Vieira Benício deixou importante legado sendo um exemplo a ser seguido.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Tenente-Coronel Sérgio Vieira Benício!

Carlos Magno Corrêa Dias
02/02/2024