23 de out. de 2023

Mestre dos céus e engenheiro por excelência.


Em 23 de outubro de 1906 o aeronauta brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), Patrono da FAB (Força Aérea Brasileira), tornou-se o primeiro ser humano a VOAR (efetivamente) com uma aeronave mais pesada que o ar de forma funcional/controlada servindo-se unicamente das quatro forças aerodinâmicas fundamentais no voo (peso, sustentação, empuxo, arrasto). Naquele dia e naquelas condições, “o primeiro voo pela definição concreta de um avião havia se concretizado”.

DIAS, C. M. C. - 2023

A bordo do seu fantástico 14-BIS (o Oiseau de Proie II - Ave de Rapina II) Alberto Santos Dumont (o divisor de realidades, mestre dos céus) realizou o voo no Campo Bagatelle, na França, que marcou o início da grande revolução nos meios de transporte na Terra. Inquestionavelmente, Alberto Santos Dumont TRANSCENDEU. Alberto Santos Dumont conquistou a terceira dimensão. Existem dois mundos na aviação; um antes de Alberto Santos Dumont e outro depois de Alberto Santos Dumont.

Em 23 de outubro celebra-se o DIA DO AVIADOR e o DIA DA FAB.

No meu artigo “Celebrando o mestre dos ares e o engenheiro da aviação prática” publicado nos endereços https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/22027-celebrando-o-mestre-dos-ares-e-o-engenheiro-da-aviacao-pratica e https://www.fne.org.br/index.php/artigos/6903-artigo-celebrando-o-mestre-dos-ares-e-o-engenheiro-da-aviacao-pratica apresento considerações sobre o notável aviador inovador Alberto Santos Dumont.

Parabéns aos Aviadores de todas as Bandeiras e parabéns à FAB. A Alberto Santos Dumont sempre a admiração e lembrança, o eterno reconhecimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2023