4 de out. de 2023

A LUZ que iluminou o mundo segue indicando PAZ e BEM.


Em 4 de outubro, celebra-se o Dia da Natureza, o Dia Mundial dos Animais, o Dia do Cachorro (ou Dia dos Cães) e o Dia de São Francisco de Assis que é considerado o Padroeiro Protetor dos Animais e da Natureza.

São Francisco de Assis nasceu como Giovanni di Pietro di Bernardone (1181-1226) e foi um ser que “iluminou o mundo”, uma luz que brilhou especial sobre o mundo e que possuía uma fantástica visão positiva da natureza e do homem.

Como ensinou São Francisco de Assis, o “... homem vale pelo que é e não mais”.

Giovanni (João), natural da cidade de Assis, na Itália, teve seu nome mudado para Francisco por seu Pai que desejava prestar homenagem às terras onde prosperou e ampliou enormemente a fortuna. Francisco de Assis recebeu educação cristã e aprendeu do pai a arte do comércio que manejava com inteligência e proveito, vivendo toda sua infância e início da juventude com alegria e fartura aproveitando o tudo de bom e do melhor que o dinheiro poderia comprar.

Como todo jovem ambicioso de sua época, Francisco de Assis almejava conquistar, além da fortuna, também a fama e tornar-se um herói nas frequentes batalhas que ocorriam entre as cidades da região onde vivia. No ano de 1201 partiu para uma daquelas guerras como soldado. Virou prisioneiro de guerra ficando preso por um ano. Sentindo mais intensamente a incerteza quanto ao sentido de sua vida, viu de perto os horrores da guerra presenciando a morte de amigos, de inúmeras crianças e mulheres inocentes e de enorme quantidade de homens de sua cidade natal; compadecendo-se profundamente com toda a dor e o sofrimento ocorrido, principalmente, contra os menos favorecidos.

Ainda quando jovem, possuidor de habilidades manuais, aprendera, também, a construir muros e a erguer paredes; aprendizado este que mais tarde o ajudaram a restaurar diversas igrejas e capelas pelos caminhos que passou. Aos 25 anos, vendeu tudo que possuía e doou para a Igreja; passando a viver desde então em prol de prestar o BEM para as pessoas. Convicto de suas posições, renunciou a todos os seus bens materiais e seguiu vivendo incondicionalmente prestando o BEM para ajudar enfermos e pobres e amando a natureza e os animais de forma jamais vista até os dias atuais.

Viveu a experiência da pobreza para entender a natureza humana. Na humildade, São Francisco entendeu que “para combater aquilo que fere a fé, a vida, é preciso a pobreza”. Assumiu a pobreza como ideal de vida entendendo que as inquietações entre as polaridades guerra e paz somente poderiam ser abrandadas quando a PAZ se tornasse um projeto de vida. São Francisco ressignificou o mundo do seu tempo com a PAZ.

São Francisco de Assis afirmou a maravilha da vida se dedicando com todas as suas forças aos mais pobres, amando todas as criaturas e chamando-as de irmãos.

A visão positiva da natureza e do homem pregada e vivida por Francisco de Assis foi uma das poderosas forças primeiras que permitiram instituir a Filosofia da Renascença além de mostrar ao homem que não se deve subjugar o homem pelo próprio homem.

Que a “PAZ e BEM” pregada por São Francisco de Assis, Patrono dos Animais e do Meio Ambiente, incondicional defensor dos animais, a "luz que brilhou sobre o mundo", garanta uma humanidade melhor e assegure, necessariamente, a dignidade do homem.

DIAS, C. M. D. - 2023

PAZ e BEM para todos.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/10/2023