24 de jun. de 2023

Paradoxos e Antinomias em eterno conflito.


Há mais de vinte anos passados era publicado na Revista Tecnologia & Humanismo (ISSN: 0103-7064) do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná), nos números 22 e 23, do primeiro e segundo semestre de 2002, o meu artigo “SÃO ANTINOMIAS OS PARADOXOS MATEMÁTICOS?”.

DIAS, C. M. C. - 2023

No artigo em referência avalio os termos “Antinomia” e “Paradoxo” no sentido de distinguir um do outro e evidenciar, em particular, a importância da concepção de Paradoxo para o desenvolvimento da Matemática frente às imposições das Antinomias.

Estudados desde os tempos do filósofo grego Zenão (cerca de 490/485 a.C. – 430 a.C.?) tanto os Paradoxos quanto as Antinomias sempre desafiaram o pensamento dos homens impondo avanços surpreendentes e, também, retrocessos intensificados dadas as sempre enormes dificuldades envolvidas e suas consequências lógicas.

No texto “SÃO ANTINOMIAS OS PARADOXOS MATEMÁTICOS?” apresento um compêndio o mais objetivo possível voltado para perspectivar a importância dos Paradoxos e Antinomias para o necessário “bem pensar”.

O artigo “SÃO ANTINOMIAS OS PARADOXOS MATEMÁTICOS?” está disponível no PERI (Portal de Periódicos Científicos) da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

O PERI da UTFPR, cuja gestão está sob a responsabilidade de um Comitê Gestor da UTFPR, objetiva disponibilizar em um único local os Periódicos Científicos vinculados ao conjunto de Câmpus da Tecnológica (UTFPR) sendo gerenciados por Conselho Editorial Próprio o qual utiliza o “Open Journal Systems” (OJS).

Carlos Magno Corrêa Dias
24/06/2023