22 de jun. de 2023

Os desafios dos Canais de Consulta em Compliance.


Com apoio do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes - Curitiba) e do Unitar (Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa) a Rede Paranaense de Compliance realizou, no dia primeiro de junho de 2023, no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estrado do Paraná), na Sala de Convenções 1, o encontro “Tendências 2023 e a importância dos Canais de Escuta”.

Rede Paranaense de Compliance - 2023

Durante o evento foram apresentados a palestra “Nova Pesquisa de Compliance KPMG”, o “Case Itambé” e uma “Mesa Redonda com KPMG, Ebanx, Sistema Fiep e Grupo Marista” quando foram tratados os “desafios das ferramentas de escuta para a promoção da comunicação assertiva entre lideranças e colaboradores”.

O Cifal é uma iniciativa da Divisão para Pessoas e Inclusão Social do Unitar e “é responsável por desenvolver programas de capacitação e promover cooperações técnicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)”. O Cifal Curitiba é uma parceria entre o Unitar, o Sesi-PR (Serviço Social da Indústria do Paraná) e o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

O termo “compliance” tem sua origem no verbo “to comply” significando "cumprir" e no âmbito institucional e empresarial reúne o “conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas e legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer”. Ou seja, “compliance” significa, em geral, seguir as regras de forma que o “negócio” seja desenvolvido legalmente e em conformidade tanto com as legislações e os regulamentos quanto com a conduta ética definida para o setor no qual o “negócio” existe.

Em geral, um “Canal de Escuta” é uma ferramenta instituída na instituição ou empresa com o objetivo de possibilitar a funcionários, clientes e outros “stakeholders” apresentem “questões éticas e preocupações relacionadas a práticas comerciais e comportamentos dentro da empresa”. A ideia de um “Canal de Escuta” é fornecer uma forma segura, livre e confidencial para se poder relatar quaisquer problemas julgados inapropriados para o bom andamento dos negócios da instituição ou empresa sem, contudo, ficar receoso sobre retaliações ou represálias.

Na era da cooperação os Canais de Escuta são fundamentais para a disrupção e inovação. Entretanto, certamente, apresentam desafios enormes a serem debatidos, equacionados e vencidos. Neste sentido, o encontro “Tendências 2023 e a importância dos Canais de Escuta” constituiu mais um importante passo na direção do entendimento e do vislumbre de possíveis soluções.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/06/2023