7 de jun. de 2023

O fantástico gênio precursor da IA dividiu o mundo.


Em 7 de junho de 1954, falecia Alan Mathison Turing (1912-1954), uma das mentes mais incríveis que a humanidade já conheceu.

Alan Mathison Turing (1912-1954). Copyright © The Royal Society.

Pai da CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEÓRICA, cujos estudos e trabalhos são a base da Computação atual, Alan Mathison Turing é um divisor de realidades dado que a partir de seu "modelo de computador universal" o mundo se transformou em uma realidade jamais sequer pensada antes.

A “Máquina de Turing”, a “MÁQUINA UNIVERSAL”, um "modelo teórico de computador de uso geral", é a precursora dos modernos computadores digitais e constitui um poderoso modelo abstrato de computar que se apropria dos essenciais aspectos lógicos de funcionamento de um computador tais como memória, estados e transições sem, contudo, ser implementada fisicamente.

Utilizando-se uma “Máquina de Turing” pode-se modelar qualquer computador digital. Fantástico. Genial. O “Teste de Turing” dá a Alan Mathison Turing, também, a posição de percursor da Inteligência Artificial (IA) uma vez que aquele procedimento possibilita (efetivamente) conferir se o computador “pensa” tal como como o cérebro humano.

Ao brilhante gênio Alan Mathison Turing, Pai da CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEÓRICA e Pai da IA, a lembrança, o respeito e o eterno reconhecimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/06/2023