31 de mar. de 2023

Soldado Martins engrandece Galeria dos Imortais Combatentes.


Com grande pesar recebi a notícia sobre o falecimento do herói da Segunda Grande Guerra Mundial o Pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) o Cobra Fumante Segundo Tenente Hermano Ferreira Martins que a partir de 27 de fevereiro de 2023 passou a integrar com o brilho próprio dos eternos a Galeria do Imortais.

DIAS, C. M. C. - 2023

Hermano Ferreira Martins com seus 102 anos de idade foi o último soldado a falecer dentre os 69 bravos Pracinhas antoninenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Nascido em 17 de agosto de 1921, integrou o importante 6º Regimento de Infantaria, Regimento Ypiranga, embarcando para o Rio de Janeiro em 2 de julho de 1944 no Primeiro Escalão da FEB mandado para lutar na Itália.

O Soldado Martins, como era conhecido em seu pelotão e depois carinhosamente referenciado até o final de sua vida, atuou como Padioleiro no Departamento de Saúde removendo feridos do campo de batalha. Trabalho que exigia extrema coragem e empenho e que por pouco não lhe custou a vida dado que em um daqueles perigosos resgates foi ferido pela explosão de uma granada que o deixou por quase três dias desacordado em coma. Por suas ações de resgate recebeu a medalha Cruz de Combate e foi agraciado com Diploma de Ferimento em Ação assinado pelo então comandante da 1ª DIE (Primeira Divisão de Infantaria Expedicionária).

O Pracinha Hermano Ferreira Martins participou da difícil e sangrenta Batalha de Monte Castelo que se arrastou por três meses, teve grande número de baixas brasileiras e foi vencida pela FEB, determinando, categoricamente, a contenção do avanço das forças do Exército Alemão e contribuindo fortemente para o fim da guerra.

O COBRA FUMANTE Hermano Ferreira Martins recebeu diversas homenagens ao longo de sua vida cabendo destacar que lhe foi concedida durante seu aniversário de 100 anos, em Antonina (PR), a raríssima Medalha de Sangue do Brasil a qual foi instituída pelo Decreto Lei número 7.709, de 5 de julho de 1945, que agracia praças, oficiais, assemelhados e civis que se destacaram nos campos de batalhas da Itália durante a Segunda Guerra Mundial e que ali tenham sido feridos em consequência de ataques do inimigo.

O Segundo Tenente Hermano Ferreira Martins recebeu, também, a importante Medalha da Vitória estabelecida pelo Decreto número 5.023, de março de 2004, em reconhecimento pela ímpar atuação em defesa da liberdade e da paz mundial. O Soldado Martins foi agraciado com outras honrarias de destaque tais como a Medalha Sargento Max Wolff Filho e a Medalha da Legião Paranaense do Expedicionário.

A Medalha Sargento Max Wolff Filho é uma condecoração honorífica do Exército do Brasil Instituída pelo Decreto número 7.118, de 25 de fevereiro de 2010, destinada a premiar aqueles que se destacaram pela dedicação à profissão e pelo interesse no seu aprimoramento. Por sua vez, a Medalha da Legião Paranaense do Expedicionário, criada em 24 de outubro de 2017, destina-se a perpetuar o reconhecimento àqueles que tenham contribuído para divulgar a atuação dos ex-combatentes brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

Todas as honras e homenagens serão sempre poucas para premiar os heróis internacionais brasileiros FEBianos que se dedicaram à defesa da humanidade durante a miserável e sangrenta Segunda Grande Guerra Mundial.

Com o Segundo Tenente Soldado Martins a COBRA FUMOU.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve COBRA FUMANTE Pracinha FEBiano Hermano Ferreira Martins!

Carlos Magno Corrêa Dias
31/03/2023