9 de mar. de 2023

Plano de Ações de CT&I no Paraná.


Dando continuidade ao Projeto Paraná 2040 recebi da Fundação Araucária, na primeira quinzena de fevereiro de 2023, convite para apresentar sugestões objetivando contribuir na construção do Plano de Ações do Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) o qual entrava em seu segundo ciclo de operação. 

Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas de CR&I - 2023 

Nesta segunda fase operacional do Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) foi pretendido compor os Planos de Ações dos Ecossistemas Regionais de Campos Gerais, Centro-sul, Noroeste, Norte Pioneiro e Sudoeste; os quais apresentam conjunto de Domínios de Transformação as quais formam as áreas temáticas consideradas como prioritárias para impulsionar a CT&I no Estado do Paraná.

Engajado no Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) e compartilhando a posição que é necessário a união de diferentes expertises “em favor do fortalecimento da CT&I como um bem comum imprescindível à sociedade paranaense” apresentei, uma vez mais, minhas correspondentes contribuições para cada um dos Ecossistemas Regionais nos correspondentes Domínios de Transformação.

A ideia deste segundo ciclo de operação do trabalho era reunir o maior volume possível de conhecimentos dos especialistas engajados para possibilitar a delimitação dos caminhos mais promissores à CT&I no Estado do Paraná com base em uma visão de futuro compartilhada tendo cada um dos Ecossistemas Regionais seu próprio Plano de Ações estruturado por Domínios de Transformação os quais representam áreas temáticas previamente identificadas como prioritárias.

Os Domínios de Transformação foram mapeados levando-se em conta um amplo processo de inteligência coletiva e representam as prioridades multissetoriais dos ecossistemas envolvidos. Os Domínios de Transformação são entendidos como forças que deverão “impulsionar o aperfeiçoamento e a potencialização tanto das estruturas científico-tecnológicas, quanto produtivas, pela articulação entre capitais humanos e vocações econômicas, reforçando assim as vantagens competitivas e a sustentabilidade de cada região”.

Neste segundo ciclo de operações do trabalho o objetivo foi validar o conjunto dos dados gerados sistematizados na forma de um Plano de Ações Transformadoras aplicável a cada um dos Ecossistemas Regionais de CT&I definidos. A ideia foi possibilitar aos especialistas avaliar e selecionar intervenções que estivessem relacionadas aos Domínios de Transformação dos Ecossistemas.

Os Domínio de Transformação do Ecossitema Regional dos CAMPOS GERAIS foram: Alimentos, Bebidas e Lácteos; Automotivo e Eletrometalmecânico; Complexo Territorial; Infraestrutura, Logística e Construção; Madeira, Celulose e Papel; Meio Ambiente; Química e Materiais; e, Turismo e Lazer.

Para o Ecossitema Regional do CENTRO-SUL considerou-se os seguintes Domínios de Transformação: Comércio e Serviços; Infraestrutura e Logística; Madeira, Celulose e Papel; Saúde; Sistemas Agroalimentares; Tecnologia da Informação e Comunicação; e, Turismo.

Por sua vez no Ecossitema Regional do NOROESTE a lista dos Domínios de Transformação foram: Comércio e Serviços; Complexo Territorial; Eletrometalmecânico; Energia; Infraestrutura e Logística; Sistemas Agroalimentares; Têxtil e Vestuário; e, Turismo e Lazer.

Água e Energia; Alimentos e Café; Automotivo e Eletrometalmecânico; Comércio e Serviços; Infraestrutura, Logística e Construção; Meio Ambiente; Produtos de Consumo; e, Turismo e Lazer, formaram os Domínios de Transformação do Ecossitema Regional do NORTE PIONEIRO.

Por fim, no Ecossitema Regional do SUDOESTE se estabeleceu que os Domínios de Transformação fossem: Comércio e Serviços; Eletrometalmecânico; Infraestrutura, Logística e Construção; Meio Ambiente; Produtos de Consumo; Sistemas Agroalimentares; Tecnologia da Informação e Comunicação; e, Turismo.

Na sequência dos trabalhos será realizado o lançamento de uma coleção de e-books contendo todos os resultados do projeto, um para cada uma das cinco regiões e contendo os vinte Domínios de Transformação propostos.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/03/2023