21 de set. de 2022

Sem choradeira defensor da Nação SENTOU A PUA.


Com alegria recebo a notícia que no último dia 28 de agosto de 2022 o porto-alegrense Heitor Tider, Veterano Herói da Segunda Guerra Mundial, completou seus 101 anos de idade.

Como diz o COBRA FUMANTE Heitor Tider “Eu me alistei escondido da minha mãe, pois se não teria muita CHORADEIRA, eu queria mesmo era ir para Guerra defender meu País”.

DIAS, C. M. C. - 2022

Heitor Tinder aos 21 anos atendeu a um anúncio de jornal de Porto Alegre (RS) que solicitava a participação dos jovens da época para lutar na Segunda Guerra Mundial para defender sua Nação e lutar pela liberdade.

O Cabo Reformado Heitor Tider integrou o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) da Força Aérea Brasileira (FAB) que lhe concedeu a patente de Segundo Tenente após a guerra. Ao regressar ao Brasil, Heitor Tider pediu baixa da FAB, fez treinamento de pilotagem e realizou Curso de Aviador Civil, ingressando na VARIG em Porto Alegre (RS) onde construiu uma longa carreira de muito sucesso. Em 1976, Heitor Tider se aposentou como Comandante do avião McDonnel Douglas DC-10.

O 1º GAvCa da FAB, conhecido como Jambock e pelo seu grito de guerra “Senta a Púa!”, forjado em combate na Segunda Guerra Mundial, foi o primeiro Grupo de Aviação de Caça da FAB sendo seus componentes daquela época considerados exemplos de coragem e determinação que contribuíram para a excelência da aviação da FAB.

“O segredo para tudo na vida é muito simples: garra e determinação. Se quer fazer qualquer coisa, não pode no primeiro obstáculo recuar, tem que seguir em frente com garra e determinação”, assim nos ensina o veterano COBRA FUMANTE que SENTOU A PUA Heitor Tider.

O Soldado de Segunda Classe (B-590), promovido a Soldado de Primeira Classe em 04/01/1945, Heitor Tider conta suas memórias de guerra no lançamento da publicação “80 anos do V COMAR” que foi produzida pelo Comando Aéreo Sul (V COMAR) sediado em Canoas (RS).

Recentemente, o Segundo Tenente centenário Heitor Tider foi condecorado pela FAB com a Medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura”. Sempre com muito bom humor e lucidez invejável Heitor Tider conta para todos, com detalhes, como ajudar no “front” de batalha, em Pisa, na Itália, como Auxiliar de Mecânico de avião de caça “Republic P-47 Thunderbolt”. "Eu era um cara metido mesmo, observava atentamente o trabalho do sargento na escola, me oferecia para fazer as coisas para ele, era um oferecido, eu lia todos os manuais nas horas vagas e à noite", relembra com misto de orgulho e tristeza o veterano Heitor Tider.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve COBRA FUMANTE que SENTOU A PUA Heitor Tider!

Carlos Magno Corrêa Dias
21/09/2022