4 de set. de 2022

Amigos e parceiros Chile e Brasil fortalecem relações.


A convite da CNI (Confederação Nacional da Indústria) participei do importante “Seminário de Oportunidades de Negócios com o Chile” quando avaliamos “as oportunidades de negócios no mercado chileno, o panorama do Acordo de Livre Comércio Brasil-Chile (ALCBC) e as oportunidades de compras públicas no Chile”.

SEBRAE / Rede CIN / CNI / ApexBrasil - Divulgação Evento - 2022

A reunião promovida pela CNI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abordou várias perspectivas relacionadas com o mercado e as reais oportunidades geradas pelo recente ALCBC que estabeleceu significativas alterações na relação comercial entre Brasil e Chile modernizando os correspondentes processos de negociações.

O ALCBC entrou em vigor agora em 2022 e vai possibilitar o aprofundamento ainda maior das relações comerciais entre as duas Nações que são importantes economias latino-americanas. Já em 2021 o Chile se destacou como o quinto maior destino das exportações brasileiras.

Brasil mantém acordo tarifário de bens com o Chile desde o ano de 2014. Agora, com este novo acordo, poderá tratar, também, questões como comércio eletrônico e proteção de dados pessoais, compras públicas, meio ambiente e políticas de gênero como, também, abrir o mercado de serviços.

Outro aspecto muito importante do ALCCB é previsão de extinção da cobrança de roaming internacional para telefonia móvel e transmissão de dados em até um ano.

Segue-se contribuindo para a qualidade das relações comerciais exteriores.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/09/2022