17 de ago. de 2022

PROLEGÔMENOS À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA seguem na busca.


“Sendo necessário definir (ou antes, caracterizar) qual é, efetivamente, a atividade intelectual desempenhada pelos matemáticos na atualidade, muito certamente, encontrar-se-iam sérias dificuldades. Contudo, da tentativa de se estabelecer a definição em referência, resultaria, como consequência, a evidência que muito daquilo que se refere à concepção de matemática deriva, em boa parte, das ideias centradas nos conceitos de número, grandeza e forma. Todavia, é pertinente ressaltar que todas as tentativas de se definir a matemática têm em comum a imprecisão e o (notório) juízo de valor”.

Com o parágrafo precedente dou início ao prefácio de meus PROLEGÔMENOS À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA (ISBN 978-85-88925-08-3) obra cuja primeira edição já completou mais de uma década e segue fornecendo subsídios para auxiliar (um pouco) no entendimento de uma “Filosofia” para a Matemática, “Filosofia” esta que entendo seja a própria Matemática. Como eu digo: A MATEMÁTICA É A FILOSOFIA DA MATEMÁTICA.

DIAS, C. M. C. - 2022

No último dia 16 de agosto, DIA DO FILÓSOFO, proferi palestra com o tema A MATEMÁTICA É A FILOSOFIA DA MATEMÁTICA quando fiz recordar os mais de dez anos do surgimento dos meus PROLEGÔMENOS À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA (ISBN 978-85-88925-08-3); celebrando, também, o DIA DO FILÓSOFO.

Embora a obra não se aventure para além daquilo que o próprio título indica e esteja centrada em uma visão muito particular sobre o tema (a minha própria) PROLEGÔMENOS À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA já alcançou distintos “mundos possíveis” e passa a exigir uma próxima edição.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/08/2022