24 de ago. de 2022

Festejando o General dos Generais.


“Sigam-me os que forem Brasileiros”.

No dia 6 de dezembro de 1868, o Exército Brasileiro, na Passagem de Itororó, durante a sangrenta Guerra do Paraguai ouviu o brado precedente do formidável Caxias que eternamente ecoará na história da Pátria Brasil.

Caxias, o Duque de Caxias, o Soldado Brasileiro, Marechal de Campo, Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880), o Patrono do Exército Brasileiro, o Pacificador, o Marechal de Ferro, foi o líder diplomata do Brasil que conseguiu, com extrema maestria, aliar a ação militar com a habilidade política para a consolidação da Unidade Nacional Brasileira.

Fragoso, Joaquim da Rocha  - Retrato de Caxias - c. 1875

Homem sério, que jamais se permitiu utilizar de meios ilícitos, que jamais faltou com a verdade, que não subornou e nem se deixou subornar, que não corrompeu e nem se deixou corromper, General dos Generais, Luís Alves de Lima e Silva foi pessoa extremamente correta e admirável.

No dia 25 de agosto, dia de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, celebra-se o Dia do Soldado Brasileiro; data estabelecida oficialmente a partir 1925.

Parabéns a todo Soldado que em tempo de guerra ou de paz serve ao seu país com dignidade e respeito sem medir esforços.

Para o Mestre Duque de Caxias, considerado a principal figura militar da história brasileira, as sempre deferências pelo exemplo e pelos feitos.

Que o recordar a história do nosso Brasil possamos nos posicionar sempre como Nação soberana.

Luís Alves de Lima e Silva, Caxias, "se tornou sinônimo de um oficial e cidadão correto que nunca infringe a lei – assim vem o termo popular caxias, que se refere a indivíduos que seguem as normas sem desconfiança, dúvida ou evasão".

Carlos Magno Corrêa Dias
25/08/2022