2 de ago. de 2022

Cobra Fumannte completa 105 anos de história.


Com alegria festejou-se no último dia 13 de junho de 2022 os 105 (cento e cinco) anos de idade do Pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) Nestor da Silva, Herói da Segunda Guerra Mundial.

DIAS, C. M. C. - 2022

O Cobra Fumante Nestor da Silva nasceu em Lagoa Santa (MG) no dia 13 de junho de 1917 e atuou no Exército do Brasil de 1938 (iniciando como Praça Voluntário) até 1972 quando passou para a Reserva no posto de Tenente Coronel. Durante sua carreira militar brilhante integrou o 10º Regimento de Infantaria em Belo Horizonte (MG), o 11º Batalhão de Infantaria (11 Bi) em São João Del Rei (MG) uma das unidades da FEB, a Brigada de Infantaria de Paraquedistas (composta de soldados voluntários e considerada de elite), o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (unidade de elite do Exército Brasileiro especializada em combate em ambiente de montanha) e o Estado Maior do Exército do Brasil.

O Pracinha Nestor da Silva foi para a Segunda Guerra Mundial em 1944 no posto de 2º Sargento e tomou parte em combates históricos como os de Monte Castelo, Castelnuevo e Montese. Na Guerra comandou 20 (vinte) patrulhas nas linhas inimigas.

"Por ter se conduzido de maneira excepcional em todas as ações de combate que tomou parte, e revelado elevada capacidade de comando, promovo ao posto de 2º Tenente o 2º Sargento Nestor da Silva". Assim o Comandante da FEB na Itália se referiu ao Paraquedista Militar e Veterano da Segunda Guerra Mundial Nestor da Silva quando da sua promoção à frente do comando do Segundo Batalhão de Infantaria Paraquedista da FEB após a horrenda Batalha de Montese aquela que é considerada a mais importante e difícil tratava da pela FEB nos campos italianos.

O Tenente Coronel Nestor da Silva desenolveu uma carreira militar das mais elogiosas e depois de seu retorno ao Brasil em 1946 cursou a Escola Militar de Resende quando iniciou o Curso de Oficiais da Reserva (COR). Fez, também, a ESAO (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais) em 1961, aquela que é conhecida como "A Casa do Capitão", localizada na cidade do Rio de Janeiro, uma Unidade Educacional de excelência do Exército Brasileiro que objetiva "aperfeiçoar Capitães do Exército Brasileiro, habilitando-os a comandar e integrar o Estado-Maior de Organizações Militares".

Dentre outros cursos que o FEBiano Nestor da Silva realizou destacam-se, ainda, o Curso Básico de Paraquedista de 1964 e o Curso de Mestre de Salto em 1966. Nestor da Silva serviu por sete anos na conceituada Brigada de Infantaria de Paraquedistas. Já como Tenente Coronel foi integrar o Estado-Maior do Exército do Brasil.

Dentre as diversas homenagens e condecorações que que o FEBiano Nestor da Silva receberu destacam-se: Medalha Cruz de Combate 1º Classe (por destaque individual em combate na Segunda Guerra Mundial); Medalha Sangue do Brasil (por destacada contribuição no teatro de operações na Itália); Medalha de Campanha (por participação em operações de guerra sem nota de desabono); Medalha de Guerra (pelos serviços relevantes prestados em tempos de guerra); ‘Medalha do Pacificador (para galardoar seus serviços prestados com excelência ao Exército Brasileiro); Medalha da Ordem do Mérito Militar (para galardoar seus serviços relevantes prestados à Nação Brasileira e, especialmente, ao Exército do Brasil); Medalha de Mérito Paraquedista; Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes (pelos significativos serviços prestados à FEB); Medalha de Ouro pelos 30 anos de serviço no Exército Brasileiro. 

Nestor da Silva, um grande e excelente Soldado. Um herói do Exército Verde Oliva e do Brasil que fez a COBRA FUMAR.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve COBRA FUMANTE Pracinha FEBiano Nestor da Silva!

Carlos Magno Corrêa Dias
02/08/2022